Para promover uma maior visibilidade para a sua empresa, é indispensável que o site seja compatível com dispositivos móveis, mas ao saber quais as vantagens de ter um site responsivo, vai perceber que a sua empresa tem muito mais a ganhar!
E isso seja qual for o seu segmento e tamanho da sua empresa, é a maneira mais eficiente para se comunicar com seus clientes.
Se você ainda não adaptou o seu site, tenha em mente que pode estar perdendo excelentes oportunidades de negócios.
Por isso, vamos te explicar o que é um site responsivo, por que sua empresa deve ter um e 4 vantagens de um design responsivo!
O que é um site responsivo?
Antes de te mostrar quais as vantagens de ter um site responsivo, vale a pena entender o que é um site responsivo.
De uma forma bem simples: um site responsivo é um site cujo design se adapta a todos os dispositivos que se utiliza hoje para navegar na internet.
Por exemplo, um site que é perfeitamente legível no seu iPhone, seu tablet Samsung, seu computador ou seu notebook.
Como você deve imaginar, um site cujas dimensões e arquitetura são projetadas para apenas uma dessas telas, dificilmente não será visualizado em outros tipos de telas.
Portanto, um design responsivo é a facilidade de adaptação de um site a diferentes telas.
Por que sua empresa deve ter um site responsivo?
Simplesmente porque a maioria das pessoas hoje navega na internet usando o smartphone ou o tablet.
Por isso ter um site adaptado a uma tela de um smartphone é tão importante quanto ter um site adaptado às telas do computador.
Além disso, você perde muitos visitantes se o site da sua empresa não for acessível ou facilmente legível nos dispositivos móveis.
Dessa forma, com um site responsivo, não apenas você não perde clientes, mas vai lhes oferecer a melhor experiência possível.
Imagine a seguinte situação:
João pega o metrô para ir ao trabalho. Durante seu trajeto, ele consulta seus e-mails. Entre eles, está a sua newsletter com um link para o seu site.
Mas seu site demora para carregar e o menu de navegação é ilegível.
Quando ele dá um zoom no menu, ele não se enquadra corretamente e é impossível clicar em qualquer lugar. O que ele vai fazer?
Sair do seu site e passar para o próximo e-mail. E é justamente que você deve evitar a todo custo!
Tenha em mente que um visitante com uma experiência desagradável, tem pouquíssimas chances de se tornar seu cliente.
Quais as vantagens de ter um site responsivo?
Antes de mais nada, o site da sua empresa é sua principal ferramenta de estratégia de marketing digital.
Por isso, é fundamental otimizá-lo em função dos hábitos de consumo de seus prospects e clientes.
Confira, a seguir, quais as vantagens de ter um site responsivo:
1.Promover a melhor experiência ao usuário
A primeira vantagem de um site responsivo é proporcionar a melhor experiência possível ao usuário.
Em um site com design responsivo, o seu cliente não precisa ficar dando o zoom na tela para ver o conteúdo, pois o conteúdo se ajusta automaticamente ao tamanho da tela.
Além disso, a navegação entre as páginas e a legibilidade dos conteúdos são adaptadas de acordo com o tamanho da tela.
Dessa forma, isso faz com que seus visitantes fiquem satisfeitos, e com isso, irão retornar.
Portanto, quando a sua empresa possui um site que os consumidores adoram, com certeza vai sair na frente de seus concorrentes.
2.Facilitar o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa
Assim como a criação de backlinks de qualidade ajuda no ranqueamento de um site nos mecanismos de pesquisa, um site responsivo também.
Saiba que o Google e outros mecanismos de pesquisa penalizam os sites que têm um conteúdo em duplicidade.
Então, ter várias versões do seu site adaptadas às diferentes plataformas, por exemplo, um site para os computadores e um site para os smartphones, aumenta o risco na questão de duplicação de conteúdo.
Já com um design responsivo, você não precisa se preocupar com conteúdo duplo, porque seu conteúdo não precisa ser duplicado, porque ele muda de acordo com a plataforma.
Além disso, os robôs do Google só precisam indexar seu conteúdo uma única vez, o que simplifica todo o processo para os mecanismos de busca.
3.Otimizar o tempo para atualizar
Otimizar o tempo para atualizar o conteúdo também faz parte da lista de quais vantagens de ter um site responsivo.
Isso porque, quando você atualiza o conteúdo do seu site, isso se repercute imediatamente em todos os outros dispositivos.
Dessa forma, você não precisa fazer esse trabalho separadamente.
Agora, é importante saber de onde vem o tráfego do seu site e como é a interação dos usuários com ele.
A gestão de diversas versões de um site vai exigir um trabalho a mais, para seguir o percurso dos usuários em diversos caminhos de conversões.
Para facilitar, uma sugestão é contar com o suporte de especialistas em marketing digital a fim de entender todo esse processo e aplicar as estratégias certas de marketing.
4.Reduzir os custos
Como o tempo é dinheiro, utilizar um design responsivo tem um custo menor.
Na verdade, um só site custa menos que 2 sites, e você poderá fazer uma boa economia.
Ao dedicar menos tempo à manutenção, você fica liberado para se dedicar em coisas mais importantes, como a criação e divulgação dos seus conteúdos.
Conclusão
Enfim, conhecendo agora quais as vantagens de ter um site responsivo, é a melhor maneira de gerar mais tráfego para o seu site e sair na frente dos seus concorrentes!