A EVOLUÇÃO DOS SMARTPHONES! Como Começou Tudo Isto?

Os smartphones com sua evolução fazem parte da vida quotidiana de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo! Hoje em dia é quase impossível entrar em qualquer lugar público e não encontrar uma quantidade enorme de pessoas teclando ou assistindo algo no dispositivo móvel.
Mas nem sempre foi assim. Houve uma época em que ter um celular era um verdadeiro artigo de luxo, mesmo aqueles modelos enormes e pesados que mais pareciam um tijolo do que um dispositivo portátil.
Pode parecer estranho, mas a verdade é que os smartphones, hoje indispensáveis no nosso dia a dia, só conquistaram o mundo há relativamente poucos anos. Queres saber como tudo começou? Descobre a origem e a evolução dos smartphones.
Sobre a evolução do telefone celular
Acredite ou não, a história dos telemóveis começou há mais de 40 anos. Foi com o Motorola DynaTAC que um engenheiro realizou a primeira chamada feita a partir de um telemóvel. A partir desse protótipo, a Motorola iniciou um percurso de inovação e ousadia que viria a deixar a sua marca em todo o mundo.
Em 1973, outro engenheiro da Motorola fez a primeira chamada telefónica pública a partir de um telemóvel, e desde então uma incrível corrida pela tecnologia e conveniência tomou forma.
Dez anos mais tarde, o Dynatac 8000X foi posto à venda. Não discretamente de 33 centímetros de tamanho, era um dispositivo móvel, mas difícil de manusear. Além disso, a bateria precisava de ser carregada a cada oito horas, mesmo sem uso ou com apenas uma hora de tempo de conversação.
Outro detalhe interessante é o preço: nada menos que quatro mil dólares na altura, o que equivale hoje em dia a cerca de 10 mil dólares.
Como podemos ver, o tamanho era um grande entrave à mobilidade, era difícil transportá-la para qualquer lugar.
Foi assim que, em 1989, a linha DynaTAC deu origem ao MicroTAC 9800X, uma versão mais compacta do modelo anterior. Conhecido como “telefone de bolso”, media cerca de 22 centímetros e introduziu novas tendências de design, como o formato dobrável com a frente basculante.
O avô do iPhone
Em 1994, ocorreu mais um salto significativo na evolução dos telemóveis. O Simon reunia várias funcionalidades que hoje nos são familiares e apresentava um design frontal semelhante ao de um palmtop. Considerado o precursor dos smartphones e do ecrã tátil, foi um avanço impressionante para a sua época, apesar de ter vendido apenas cerca de 50 mil unidades.
A terceira geração da Motorola
Em 1996 a terceira geração de telemóveis Motorola chegou para revolucionar o mercado. O StarTAC reuniu praticidade e desempenho, sendo um sucesso total de vendas e até hoje considerado um dos grandes gadgets na história da telefonia móvel.
A revolução BlackBerry
Em 2002, uma nova figura apareceu no mercado: o BlackBerry. Em 1999, a empresa já tinha lançado uma espécie de pager que apenas enviava e-mails e mensagens, mas com as adaptações concretas, em 2002, tornou-se um dos aparelhos mais populares da história.
Foi o primeiro modelo no mercado a incluir um teclado QWERTY, conquistando rapidamente o público e tornando-se uma referência que viria a ser amplamente copiada pela concorrência.
Um novo mundo: a evolução dos smartphones

Em 2007, o mercado dos telemóveis assistiu a uma nova revolução com o lançamento do iPhone da Apple. A empresa de Steve Jobs deixou para trás os grandes nomes da telefonia ao apresentar um dispositivo com um nível de funcionalidade, interatividade e conectividade nunca antes visto.
Outras empresas começaram à procura de lançamentos para competir, e só em 2012 chegou um adversário digno: Samsung Galaxy.
Dessa forma, hoje existem várias empresas que lutam por uma fatia do mercado, o que contribui para um número crescente de dispositivos eficientes com preços competitivos.
Nesta “guerra” dos smartphones, só há um verdadeiro vencedor: o consumidor!
A volta do Android
No ano seguinte, 2008, viu a primeira versão do sistema operativo Android. Veio em conjunto com o HTC Dream, um modelo que tinha cinco botões por baixo do ecrã, dois de lado, e um teclado QWERTY deslizante por trás do ecrã de 3,2 polegadas.
O dispositivo foi a resposta da Google ao lançamento da Apple e escapou ao design convencional que a marca utilizava nos seus modelos BlackBerry, que eram muito populares entre o público.
Atualmente, o Android é o sistema operativo mais amplamente utilizado no mundo. Google Play, a loja de aplicações da Google, tem o maior número de aplicações. Ao lado da App Store, as duas concentram a maior parte das aplicações existentes.
O que esperar no futuro
Com tanta evolução concentrada em tão pouco tempo, muitos especialistas em tecnologia móvel questionam-se sobre quais serão as próximas grandes invenções.
No entanto, a cada ano que passa, os smartphones estão a aparecer com ainda mais gerações tecnológicas e a desempenhar ainda mais funções, o que torna difícil prever o que poderá surgir no futuro.
Atualmente, é possível utilizar aplicações para uma infinidade de coisas no tele móvel, através dos apps, até fazer o celular falar quando coloca o carregador android é possível.
Além disso, os smartphones atuais estão cada vez mais repletos de recursos nativos que facilita a vida dos usuários.
Em todo o caso, pouco a pouco, vemos mudanças a acontecer e novas possibilidades a surgir. Os relógios inteligentes, ou smartwatch, por exemplo, funcionam atualmente como um espelho do seu telemóvel.
Esteja sempre atualizado
Toda a evolução do telemóvel ao longo das últimas décadas, especialmente nos anos mais recentes, transformou o smartphone num elemento essencial do nosso dia a dia.
Atualmente, contamos com marcas amplamente reconhecidas como Samsung, Motorola, iPhone, Xiaomi, entre muitas outras, que continuam a lançar novos modelos e a impulsionar a inovação no mercado.
A evolução dos smartphones aconteceu de forma gradual ao longo de vários anos e entra agora numa nova etapa com a chegada da tecnologia 5G, abrindo caminho para aparelhos ainda mais rápidos e inteligentes.
Hoje, os smartphones fazem parte do nosso quotidiano para assistir a conteúdos, aceder às redes sociais, fazer compras e realizar pagamentos. Ainda assim, permanece a curiosidade sobre até onde esta evolução tecnológica poderá chegar.