Muitos aplicativos de mensagens hoje são criptografados de ponta a ponta como padrão, portanto, terceiros não podem ler enquanto estão em trânsito. No entanto, existem falhas de segurança em alguns aplicativos de mensagem. Confira algumas opções que podem ser alternativas do WhatsApp para 2022.
Neste artigo, vamos mostrar 8 aplicativos de mensagem, alternativas ao WhatsApp, que são seguros.
Signal: pioneiro da criptografia nos EUA
O protocolo de criptografia do Signal é considerado o padrão ouro na cena da criptografia. O messenger começou a funcionar em 2008, foi o primeiro com criptografia ponta a ponta. É operado pela organização não comercial “Open Whisper Systems” com sede nos EUA.
Além disso, o Signal tem um serviço de vídeo com chamada em HD. Algo que o WhatsApp e outros aplicativos desta lista não oferecem.
O Signal tem versões para Android e IOS. Além disso, existe uma versão Desktop para Windows, disponível na página oficial do APP.
Telegram concorrente do WhatsApp
O popular mensageiro russo Telegram, tornou-se o segundo App de mensagem mais utilizado no mundo, por conta da sua facilidade de uso. Mas tenha cuidado: apesar do Telegram ser seguro, saiba que os bate-papos não são criptografados de ponta a ponta por padrão. Além disso, o tratamento de metadados também não é totalmente transparente, apenas os chamados ‘secret chat’ ou ‘chats seguros’.
Por causa das rígidas leis russas, o provedor agora está baseado em Dubai.
O principal diferencial do Telegram é oferecer a criação de canais, que funcionam como grandes comunidades, que pode comportar milhares de participantes, mas mesmo assim a plataforma ainda é menos popular. O WhatsApp hoje, só permite grupos com até 256 pessoas.
Threema: app suíço pago
O mensageiro da empresa suíça Threema GmbH existe desde 2012 e pode ser usado anonimamente, se necessário, sem a necessidade de um número de telefone para verificação de conta.
O fato de não exigir um número de telefone para ser utilizado, gera mais privacidade nas conversas, uma vez que não se tem dados demográficos dos usuários.
A Threema tem código aberto desde o final de 2020 e, portanto, vêm recebendo melhorar.
O uso do APP custa quatro euros uma vez ao instalar o APP no Android e iOS.
Wire: Uso total apenas na versão Pro
A Wire só começou a operar em 2014, as sedes da empresa estão em Berlim e na Suíça. Então, em nossos prós e contras, ele marca muito bem. Podemos usá-lo anonimamente e ele é cuidadoso com os dados do usuário. No entanto, algumas funções estão disponíveis apenas na versão Pro.
Na sua versão Pro, existe a opção de integrar o App a sistemas corporativos.
Ginlo
O mensageiro mudou de mãos algumas vezes e, desde 2020, pertence a uma GmbH recém-fundada. Ele conta com um alto nível de segurança e funções especiais agradáveis. O código estará disponível em breve ao público.
O Ginlo permite que você sincronize sua conta em até 3 dispositivos diferentes, por exemplo, um segundo smartphone ou tablet.
Delta.Chat: descentralizado
Projeto de código aberto de Freiburg com uma abordagem original: mensagens de bate-papo rodam na infraestrutura de endereços de e-mail existentes. Tenta combinar criptografia ponta a ponta e independência de um provedor de serviços central.
O Delta.Chat está disponível para Windows, Android e IOS.
Briar: segurança máxima, pouco conforto
As precauções de segurança do mensageiro Briar tornam seu uso na vida cotidiana bastante desconfortável. Afinal, nenhum outro mensageiro é tão anônimo quanto Briar. Os usuários do aplicativo se comunicam por meio da rede Tor anônima e nenhum metadado é gerado.
Vale lembrar que o Briar não é um App de mensagem comum, ele é uma ferramenta de comunicação para quem precisa trocar informações de forma segura.
Kontalk: Internacional e independente
Não há nenhuma empresa por trás deste mensageiro, mas sim desenvolvedores voluntários e apoiadores de todo o mundo. O software é open source, os custos são cobertos por doações. Infelizmente, o aplicativo está disponível apenas para Android, mas o serviço também é compatível com o Messenger Conversations.
Alem desses aplicativos da lista, tem um que tem crescido bastante que é o Omegle, um site que permite conversar com desconhecidos.
O que são mensageiros criptografados?
Podemos usar os aplicativos do Messenger para enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e anexos de arquivo pela Internet. Bate-papos em grupo e telefonia pela Internet agora são funções padrão. Então, o Messenger difere da função SMS, na qual mensagens de texto ou imagem são enviadas pela rede celular.
Por muito tempo, os aplicativos de mensagens enviaram mensagens desprotegidas pela Internet. Terceiros podiam ler com muita facilidade. Foi somente depois que o denunciante americano Edward Snowden foi revelado que os provedores começaram gradualmente a introduzir métodos de criptografia.
É mais seguro se a mensagem for criptografada diretamente pelo dispositivo do remetente de forma que apenas o dispositivo do destinatário possa descriptografa-la novamente.
Portanto, os especialistas chamam esse sistema de “criptografia ponta a ponta”, sendo que, existem agora muitos mensageiros com criptografia de ponta a ponta. Como mostra nossa lista acima, cada um deles tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.
Fonte: Zap GB