Breve História do Marketing Digital e sua importância

Diferente do que muitos acham, o início do Marketing Digital não se deu apenas com a capacidade do primeiro anúncio na internet de influenciar as pessoas a comprarem algum produto ou serviço.

Na verdade, sua criação remonta a épocas mais remotas do que as da invenção da internet.

Muitos estudiosos afirmam que a partir do momento que as primeiras ondas de rádio começaram a transmitir mensagens de propagandas de venda de produtos ainda nos anos 1800, surgiu o Marketing Digital.

Todavia, o Marketing Digital como é conhecido atualmente consiste principalmente nos meios de propagação de um anúncio de vendas voltadas para um público específico a fim de conseguir converter espectadores em clientes na internet.

Desde textos em blogs, design gráfico, mensagens inteligentes (Copy) ou campanhas no Google, são muitas as especificidades dentro do Marketing Digital que servem para atingir um único propósito: vendas.

Todavia, quando o uso de internet começou a ser intensificado com a sua popularização nos anos 90, o Marketing Digital ganhou mais força e passou a ser um dos principais meios de Marketing usado para conectar vendedores e compradores.

Nunca se ouviu tanto falar sobre Marketing Digital para empresas e MEIs quanto durante a pandemia de COVID-19.

Mas, apesar disso, muito pouco se sabe sobre sua história e evolução com o passar do tempo.

Por isso, abaixo está um texto comentando brevemente sobre o assunto.

Breve história sobre o Marketing Digital

A partir do momento em que grandes corporações passaram a compreender a potência da internet no final dos anos 90, os investimentos em marketing digital começaram a crescer massivamente.

Com o crescimento do envio de mensagens de email, propagandas em anúncios de sites, produção de conteúdo de relevância de acordo com as especificidades daqueles que acessam cada página e várias outras especificidades dentro da internet, passou-se a compreender mais sobre o novo comportamento de compra das pessoas.

Agora, aqueles que antes iam até uma loja para consumir algum produto poderiam comprar algo diretamente de suas casas com apenas um clique, o que gerou muitas mudanças no mercado.

Com o passar do tempo, isso foi se intensificando.

E, com isso, veio a evolução do que se conhece hoje como Marketing Digital, que recebeu técnicas que migraram da  publicidade tradicional e também da linguagem de programação para conseguir atingir o propósito de fazer vendas usando o universo digital como meio de propagação dessa intenção.

Diferente do que se pensa, não há uma grande história ordenada por trás dessa modalidade de Marketing, uma vez que foi evoluindo com o passar do tempo de forma gradual com a contribuição de várias empresas e estudiosos ao redor do mundo.

Grandes corporações como Microsoft, Google e talvez uma das mais recentes, mas não menos importantes, o Facebook, contribuíram muito para a forma como as pessoas são abordadas sobre os produtos nas redes.

Pode-se dizer que a partir da ideia principal de ampliar a rede de relacionamentos de uma empresa a fim de conseguir realizar mais vendas, muitas técnicas e áreas do conhecimento foram criadas e aprimoradas com o passar do tempo.

No que consiste o Marketing Digital, afinal?

Para entender o Marketing Digital, deve-se assimilar que  não é nada mais nada menos do que uma migração do Marketing Tradicional para o meio virtual.

Com isso vieram várias adaptações de estudo do cliente, mensagens de abordagem, anúncios inteligentes, otimização de conteúdo e várias outras maneiras de melhorar a maneira de fazer marketing que, anteriormente eram feitas por meios muito mais demorados e que poderiam demorar meses e até anos para trazer retornos substanciais.

Por exemplo, com a invenção e aprimoramento das técnicas de SEO, uma página pode ser a mais visada de acordo com as preferências de busca de uma pessoa.

Se puder ser feita uma análise rápida sobre o assunto que explique bem isso, antigamente era como se a propaganda simplesmente entrasse pela caixa de correio das casas das pessoas sem seu consentimento.

Se isso fosse pertinente a elas, provavelmente iriam até os vendedores para saber mais sobre o produto vendido ou serviço oferecido e o comprariam.

Agora, com as técnicas e conhecimento de Marketing Digital, as empresas ou prestadores de serviços que tem algo a oferecer sabem exatamente a quem enviar seus anúncios.

Isso se dá pelo fato de que as ferramentas de busca entregam informações que cedem o necessário para direcionar de forma objetiva os investimentos em propaganda a fim de atingir um público alvo.

Em resumo, isso aumenta mais ainda o poder de influência de empresas sobre o que uma pessoa irá consumir e, ainda por cima, faz com que tenha seus gastos em marketing gastos de maneira inteligente.

Qual é sua importância?

Se uma pessoa que anuncia um produto ou serviço tem baixo orçamento para investir em Marketing, a melhor opção é usar os meios digitais para conseguir ampliar seu número de clientes.

Mesmo que haja muito recurso disponível para investir em propaganda, a melhor opção ainda é a internet.

Se comparado aos valores de investimento que os meios de comunicação tradicionais, como televisão, jornal ou rádio demandam de uma empresa ou profissional para fazer um anúncio, com certeza é mais pertinente depositar uma quantia de investimento nos anúncios de internet, uma vez que o valor cobrado é menor e a entrega de anúncios em rede é feita de forma específica para um público-alvo de forma massiva.

Além disso, é muito importante ressaltar a capacidade de divulgar produtos e serviços de forma mais acessível, que pode levar a geração de valor de um conteúdo de pertinência para a vida de pessoas que, se não fosse o enorme poder de divulgação da internet, nunca teriam acesso a tais informações.

Afinal, todo produto e serviço que é oferecido na internet, seja por meio de textos em blogs, mensagens de copy; vídeos patrocinados; publicações em redes sociais; ou quaisquer outras que sejam as formas de divulgação disponíveis dentro do Marketing Digital, servem para solucionar um problema ou como os especialistas dizem, “tirar uma dor” daquele que está na internet como espectador.

Por isso, o Marketing Digital ao longo de sua história contribuiu não só para vendedores, como também para pessoas que consomem conteúdo e os compradores.

Espero que essa breve história do Marketing Digital tenha te ajudado a entender o contexto histórico e a importância dessa modalidade de Marketing nos dias atuais.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos