Como começar a estudar para concurso público

Como Começar a Estudar para Concurso Público

Compartilhe

Se você está iniciando a vida de concurseiro ou mesmo se já fez alguns concursos, mas não sabe como começar a estudar para Concurso Público, fique tranquilo. No artigo de hoje, iremos responder esta e outras perguntas que martelam na mente de vários candidatos.

Você sabia que muitos candidatos têm as mesmas dificuldades? Sempre o primeiro passo é difícil, mas hoje separamos as principais ações que você deverá fazer para começar bem e ter os melhores resultados, em todo esse processo, até chegar à aprovação.

Primeiros passos de como começar a estudar para concurso público

O primeiro passo é escolher a área que lhe interessa e ver possíveis concursos que deverão ter edital lançado. Preste bastante atenção no tipo de atividade, faixa salarial e demais aspectos, para fazer uma boa escolha.

Muitas pessoas nunca passam em concursos porque iniciam fazendo apenas concursos de altos salários, mas isso, para quem está iniciando pode ser difícil. Faça uma escolha inteligente para não perder tempo e ficar frustrado.

Se você nunca passou em concursos, comece por um concurso municipal, pois, a depender do cargo, poderá ser bem mais fácil. Com isso, você estará mais perto da aprovação e poderá garantir sua estabilidade. Após ter passado, no primeiro concurso, você poderá se preparar para outros concursos com melhores salários.

Português prático

Conheça a Banca do concurso

Muitos ignoram, mas para se preparar para um concurso público de maneira inteligente é necessário entender como a banca examinadora elabora e trabalha os assuntos. Conhecer com antecedência a banca que irá organizar o concurso é uma forma de direcionar melhor os estudos e evitar focar muito em assuntos desnecessários.

Antecipe-se:

Se ainda não tiver a definição da banca organizadora, não fique sem estudar. Comece os estudos baseando-se pelo último edital e fique atento para a publicação do novo edital. Fazendo isso, você estará na lista dos que se preparam com antecedência e sem dúvida terás um resultado melhor que milhares de outros candidatos.

Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a realização da prova é curto demais. Também, saiba que muitos concorrentes já estão estudando a muito tempo.

 

Conhecer e entender o Edital

Quando abre um concurso público, você ler com atenção ao edital? Os editais de concurso público são cheio de informações e, sem dúvida, cansa muito ler tantas informações. Mas, você precisa ler atentamente, porque com ele você saberá se vale a pena ou não concorrer a uma determinada vaga ou cargo.

No edital, tem todas as informações necessárias para você se preparar e elaborar um cronograma perfeito para auxiliar na sua aprovação. Também, é muito importante ficar atento a possíveis retificações do edital. Isso pode ocorrer posteriores e modificam algum conteúdo ou critério do certame.

Leia Também: Como Estudar Para Passar Em Qualquer Concurso?

 

Estratégias de Como Começar a Estudar para Concurso

Comece a estudar pelas matérias básicas, porém priorize as mais difíceis para estudar mais vezes durante a semana. As disciplinas difíceis devem ser trabalhadas com estratégias e você deverá diversificar os materiais que utiliza para estudar.

Utilizar outros recursos como: vídeos aulas, áudio books e mapas mentais poderão fazer você aprender assuntos mais difíceis com facilidade. Logo abaixo, listamos algumas atitudes que poderão trazer melhores resultados para seus estudos:

  1. Desenvolva o hábito de estudar e seja motivado;
  2. Deixe seu local de estudos organizado;
  3. Defina quantas horas estudar por dia;
  4. Elabore um cronograma de estudos de forma inteligente;
  5. Estude com afinco.

Aprenda o português e saia bem na prova.

O erro de muitas pessoas é tentar decorar a matéria de língua portuguesa.  Essa disciplina tem que ser levada a sério, pois todas as outras matérias exigidas no edital dependem dela.

Muitos estudam bastante, mas erram justamente por não saber interpretar os enunciados e as perguntas. Seja matemática, raciocínio lógico, os assuntos específicos, etc, tudo depende do conhecimento da língua portuguesa para ir bem.

Pensando nisso, recomendo conhecer o melhor e mais completo curso de português que existe no país. O curso português prático. Com ele, você aprenderá tudo de forma prática e eficaz.

São mais de 75 vídeos aulas disponibilizados em um painel de ensino online e ministrada por professor capacitado. Nele você aprenderá finalmente o português, em vez de simplesmente decorar. 

Conheça este treinamento completo e 100% atualizado. Pressione “SIM” no banner abaixo!

Melhor curso de língua portuguesa 2019

 Faça exercícios:

Resolver exercícios te ajudará a assimilar ainda mais cada assunto. Não adianta estudar bastante, se não exercitar aquilo que foi estudado. Você poderá resolver questões todos os dias, após os estudos, ou então reservar dias específicos da semana para resolução de exercícios.

Quais erros não cometer em concursos públicos?

Existem inúmeros erros que atrapalham os candidatos que almejam por uma vaga em concursos conseguirem ser aprovados. Logo abaixo, citaremos os piores erros que você jamais deve cometer:

  • Não ler o edital;
  • Não estudar todos os assuntos exigidos no edital;
  • Falta de foco nos estudos;
  • Não resolver provas de concursos anteriores;
  • Estudar em ambiente desorganizado e barulhento;
  • Estudos e redes sociais ao mesmo tempo;
  • Estudar no dia de fazer a prova;
  • Achar que reprovação é fracasso;
  • Ter medo de ser reprovado e acabar desistindo.

 

Conclusão

Se preparar para qualquer concurso requer esforço, dedicação e persistência, porém, com estratégias, bons materiais de apoio, foco e organização tudo irá bem. E sua aprovação estará mais perto do que imagina.  

Você está se preparando para algum concurso público? Deixe a resposta nos comentários, também nos informe qual o concurso que está estudando e quais as dificuldades tens enfrentado.

Espero que esse artigo possa ter te ajudado como começar a estudar para Concurso Público de maneira que alcance sua aprovação.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *