Neste artigo irei mostrar tudo que você precisa saber para começar um negócio na internet.
E fiz questão de enfatizar que é por meio de um site, porque há outras possibilidades de montar um negócio utilizando outras plataformas, a exemplo do Youtube, WhatsApp, LinkedIn, Instagram e Facebook.
Portanto, o que vou mostrar a partir de agora, se aplica apenas a sites, sejam eles institucionais, e-commerce, blogs, portais ou outros formatos menos utilizados.
Os passos serão sempre os mesmos.
Dito isto, você precisa saber que para empreender na internet não basta ter espírito empreendedor.
Tem que estudar e trabalhar bastante.
Afinal, o mundo digital é muito dinâmico, e o conhecimento de hoje pode não servir amanhã.
Este é um dos motivos que faz muitas pessoas desistirem dos seus sonhos, pois nem todo mundo tem afinidade e habilidade com ferramentas e recursos digitais.
Mas nem pense em desistir, vou te apresentar agora duas formas para começar:
1. Contratar um profissional para criar o site, deixando-o pronto para desenvolver o negócio em si
O problema dessa alternativa, é que boa parte das pessoas que está começando um negócio na internet, o faz, por falta de alternativas no “mundo real”.
E em alguns casos não faltam só alternativas, falta dinheiro para investir!
Muitas estão com dívidas, e estão na perspectiva de começar algo com custo muito baixo.
Por isso, minha recomendação é que você aprenda pelo menos o básico, para não ficar sempre nas mãos de terceiros.
2. Construir tudo do zero, independentemente de ter ou não conhecimentos
Esta é uma decisão mais arrojada, mas na minha opinião a melhor.
Vamos começar pelo que é essencial: O planejamento.
O passo a passo que irei te mostrar a seguir, servirá para qualquer formato de site.
Mas é importante que você conheça as principais características dos diferentes tipos de sites.
Assim terá uma ideia dos negócios que poderá desenvolver.
Escolha do nicho ou do sub-nicho para o negócio na internet
Certamente você já deve ter em mente algumas opções com as quais gostaria de trabalhar.
Minha dica é que você escolha algo que goste, pois isto facilitará muito a criação de conteúdo para o site.
Mas isto não é uma regra, afinal você pode falar de um tema no qual você é totalmente leigo, e contratar freelancers para criar conteúdo.
Esta é uma etapa muito importante do planejamento, e muitas pessoas não dão a devida importância.
Por isso, independentemente de qualquer decisão, invista um tempo pesquisando sobre alguns nichos e sub-nichos variados.
Vou te dar algumas sugestões (Nicho/sub-nicho):
- Moda: revistas, livros, joias, sapatos, bolsas, acessórios;
- Relacionamento: evangélico, deficientes, casados, idosos;
- Tecnologia: celulares, relógios, aplicativos, jogos;
- Finanças: crédito imobiliário, empréstimos, orçamento, investimentos, trade esportivo.
Enquanto pesquisa, observe sempre o nível de concorrência.
Entre em alguns sites, veja se há publicidade, venda de produtos, ou qualquer outro tipo de negócio.
Todas estas observações acabarão influenciando na sua decisão.
Identificação do público-alvo
O seu público está dentro de um nicho ou de um sub-nicho específico.
São pessoas que possuem um interesse em comum, e você precisa “conhecê-los”!
Saber o que fazem, como falam, seus costumes e hábitos, como se relacionam, enfim, quanto mais informações você tiver, maiores as chances de êxito.
Uma boa parte dos negócios na internet comete um erro primário:
Não identifica o perfil do seu público-alvo, e por esta razão, não sabem, sequer, como iniciar o negócio.
Ora, se você não conhece o cliente e o que ele está buscando, as chances de fracasso aumentam muito.
Mas se você fizer as perguntas certas…
Veja este exemplo:
Será que o público da área de educação infantil, pais, mães, pedagogos e psicólogos, concentra-se mais em leitura ou em vídeos?
E se for em leitura, qual é o canal preferido deles? Livros físicos, blogs ou postagens no Facebook?
Note que, se você souber estas respostas, poderá direcionar seus esforços de forma assertiva, e não desperdiçará energia.
Muitos negócios na internet começam sem realizar estas análises.
Não cometa este erro!
Se você está ansioso e quer resultados imediatos, esqueça, pois toda a estratégia deve ser bem pensada e elaborada.
Formato de site mais apropriado para o seu negócio na internet
Talvez você já tenha pensado em tudo: formato do site, modelo de negócio, recursos, objetivo etc.
Mas não custa nada saber um pouco mais e avaliar se está no caminho certo.
E não se preocupe com aspectos técnicos, este não é o foco ainda.
O propósito é apenas te dar uma visão geral de cada formato, para que você inicie seu negócio com mais convicção.
Sites de e-commerce
O site de e-commerce tem como foco principal a venda direta de produtos ao cliente.
Alguns aspectos no e-commerce merecem uma atenção especial.
São eles:
- segurança nas transações
- forma de pagamento
- envio das mercadorias
Com estes aspectos devidamente estruturados, você poderá desenvolver o e-commerce, começando pelo cadastro dos produtos de forma organizada e otimizada para as buscas orgânicas.
NOTA: Buscas orgânicas são as buscas realizadas em mecanismos como Google, Bing, Yahoo e muitos outros.
Você também não deve deixar de conhecer seus concorrentes, tanto a nível global quanto local.
Uma boa ideia é fazer um benchmarking com os principais, e levar para o seu negócio na internet o que encontrar de melhor, adaptando a sua realidade.
Com o e-commerce pronto, você pode trabalhar as redes sociais e criar anúncios pagos para divulgar e fortalecer a marca no início.
Site institucional
A internet é um cemitério de sites institucionais.
Digo isto porque eles são criados e pouco tempo depois são abandonados.
Mas não precisa ser assim!
Um site institucional deve conter todas as informações relevantes da empresa, a fim de que os clientes o encontrem, façam contato, solicitem orçamentos ou fechem parcerias.
O problema é que as informações deste tipo de site são estáticas, mas você pode criar algumas estratégias que deem uma dinâmica diferenciada.
Algumas ideias são:
- parcerias com fornecedores, linkando para lançamentos ou promoções;
- criação de vídeos para divulgar a empresa, produtos e serviços;
- agregar um blog com conteúdo relevante para o cliente.
Enfim, há várias possibilidades que podem ser pensadas para tornar seu site mais atrativo para os potenciais clientes.
Leia Também: Como criar um site?
Portais
O modelo de portal é utilizado em projetos de maior porte, e requerem uma atualização bem maior de conteúdo.
Há vários tipos de negócios na internet que podem ser implementados num portal, como por exemplo, venda de publicidade e de produtos, serviços de assinatura e promoção de marcas.
De um modo geral, neste modelo enquadram-se projetos que permitam uma divisão por categorias.
Assim, você pode pensar num portal de culinária, que possui as categorias doces, salgados, tortas, bolos e saladas.
Ou num portal de notícias que informe sobre esporte, violência, política, famosos e muitos outros assuntos.
Blog
A principal característica de um blog é ser muito específico no seu conteúdo.
Por esta razão, eles ficaram muito conhecidos como blogs de nicho, ou seja, blogs que tratam de um único assunto.
Há pessoas que criam blogs para postar suas fotos de viagens, outras revelam todas as fases da vida dos filhos, e vários se propõem a ajudar ao usuário de alguma forma.
Muitos deles são criados sem a menor intenção de tornar-se um negócio, mas fazem tanto sucesso, que acabam sendo reestruturados para este fim.
Por exemplo, o blog cura pela natureza mostra centenas de tratamentos naturais para diversos tipos de doenças.
A princípio, ele não tinha fins comerciais, mas o seu crescimento foi tão grande, que ele passou a vender espaço para publicidade, dentre outros tipos de negócios.
Conclusão
Ter um negócio próprio pode ser mais fácil do que você imagina, e como você viu há alguns passos básicos a serem seguidos.
Mas tudo começa com um bom planejamento, portanto invista um bom tempo pesquisando e analisando negócios na internet.
Eles irão te dar vários insights e facilitarão bastante a caminhada no mundo digital.