Como Escolher um Notebook Bom para os Estudos?

Como Escolher um Notebook Bom para os Estudos?

Como escolher um notebook bom para os estudos? Hoje abordamos sobre os principais critérios, que se deve levar em consideração, na hora de escolher um notebook que venha atender a todas as necessidades de um estudante. 

Então, leia todo o artigo para que sua escolha seja a melhor possível baseada em custo benefício.

Como Escolher um Notebook Bom para os estudos?

Dentre as ferramentas que um estudante precisa está o computador. Ele é essencial tanto na pesquisa de conteúdo, quanto na leitura de material, visualização de vídeos e  também no preparo de exercícios e trabalhos.

Geralmente, os estudantes preferem um Notebook a um desktop, isso devido a mobilidade do mesmo. Podendo levá-lo a qualquer lugar.

Mas será que qualquer notebook no mercado é o ideal para os estudos. Pois bem, este artigo dará dicas de como escolher um notebook bom para os estudos.

O que deve ser levado em consideração?

Ao escolher um notebook, alguns tópicos devem ser levados em consideração:

  • Os processadores, de preferência sempre aos mais atuais. Isso garante um melhor funcionamento por um maior tempo;
  • Quantidade de memória RAM;
  • Quantidade e tipo de armazenamento.

Além disso, é necessário levar em conta outros fatores como o tamanho da tela e quantidade de slots disponíveis, caso precise realizar futuros upgrades.

Se o seu objetivo é levar o computador para outros lugares, o peso e o tamanho da tela são medidas bem importantes.

Os tamanhos de 13, 3 polegadas é ideal para levá-lo por aí.  Mas até 15,6 polegadas ainda é um bom tamanho. Tamanhos menores que 13,3 polegadas podem dificultar bastante a leitura, enquanto se forem maiores que 15,5 polegadas atrapalharão o transporte em pastas ou mochilas.

Lembre-se que se for carregá-lo em mochilas, o peso deverá ser mais leve, para não prejudicar a coluna.

A escolha do computador sempre deverá ser compatível ao objetivo do usuário: seja estudar, seja jogar, trabalhar ou então, talvez todas essas opções. Pense em todos os programas que irá utilizar e todas as suas atividades.

Se suas atividades forem mais básicas você precisará de uma configuração bem mais simples. Mas conforme mais atividades forem sendo acrescentadas e mais avançadas, as configurações também devem ficar mais avançadas. Os preços também vão aumentando conforme as configurações vão ficando mais robustas.

Como escolher o processador?

Os notebooks com os processadores Intel Atom e alguns Intel Celeron podem ser usados para atividades bem básicas. Eles se encontram em uma faixa de preço um pouco mais baixa. Mas eles nem sempre podem ser a melhor escolha, pois as vezes o estudante precisa realizar atividades mais pesadas e eles não suportam.

Se o usuário for utilizar o laptop para atividades mais básicas: programas leves, navegar na rede, organizar arquivos, áudio e vídeos e Google drive, por exemplo, estes modelos serão ótimos.

Se o usuário for utilizar planilhas, arquivos mais pesados, muitas imagens, projetos e design ou vários aplicativos conectados às internet em tempo real, o ideal será um notebook equipado com outros processadores, como Intel Core i3, Intel Core i5 ou ainda os AMDs Ryzen 3 ou Ryzen 5. Esses já se encontram em faixa de preço intermediária, mas proporcionam experiência e desempenho melhor.

 ➡ Confira os 5 melhores Notebooks core i5 custo benefício.

Qual a memória RAM ideal?

Mas de nada adianta o investimento em notebook com um processador ótimo se ele não tiver memória RAM compatível, assim como o contrário. Se um notebook possui um processador antigo ou com baixa potência, de nada adiantará ter grande memória, isso não o fará mais potente.

Existem muitos modelos no mercado com 2 GB de memória RAM, porém não os recomendo muito. Pois para que as atividades fluam da melhor forma, sem travamentos, o ideal é que a memória RAM tenha pelo menos 4GB.

Já aqueles que possuem outros aparelhos da Apple e desejam um notebook da mesma natureza, para assim sincronizar os dados com os outros aparelhos, o MacBook Air atenderá plenamente as necessidades. Ele é equipado com  o processador M1 da Apple, 8GB de memória RAM, expansível a 16 GB e ainda possui armazenamento SSD de 256 GB. Ele chega a ser comparado a computadores de níveis intermediários. Mas tem um grande vantagem de possuir o MacOS como seu sistema operacional. O que o torna um dos notebooks mais otimizados do mercado.

Como escolher o armazenamento de seu notebook?

O armazenamento possui duas opções de configurações. Uma é o HD convencional que é mais lento para acessar arquivos, porém mais barato. E por outro lado o SSD que por sua vez é muito mais rápido e moderno.

Notebooks com HD pode ser uma boa escolha para quem precisa de muito espaço para armazenamento de arquivos, por ser mais baratos e é possível adquirir um com até 1Tb por preço mais acessível.

ja os SSDs são melhores e mais moderno, pois são rápidos, porém custam mais caro.

Como fazer a escolha da tela?

Os modelos mais simples de notebook, em relação a tela, terão uma tela HD que atenderá pra o uso de atividades básicas de internet e também textos. Porém, analisando o conforto dos olhos e a qualidades das imagens , o ideal é escolher o notebook que tenha uma tela Full HD.

Suporte para games e a edição de vídeos

Se além de estudar, o objetivo também for um computador com potência pra editar vídeos, programar, trabalhar com imagens maiores e design ou ainda jogar jogos mais pesados sem baixar a qualidade da imagem, aí  o usuário deverá optar por outras configurações.

Os processadores desses notebooks devem ser do tipo Intel Core i5 (décima geração) ou Intel Core i7 ou ainda AMD Ryzen 7.

Para utilização destes atividades mais pesadas haverá outros ajustes importantes nas configurações, como por exemplo, a placa de vídeo dever ser dedicada e não integrada. Isso faz toda a diferença na hora do desempenho. Outro item importante é o sistema de resfriamento.

Para uma maior experiência de utilização ideal é que as tela seja do tipo Full HD até 4k.

Já para os amantes da Apple, uma pesada opção é o MacBook Pro 2020 com processador chip M1 da Apple. Ele é extremamente rápido para atividades complexas com imagens, edição de vídeos e programação. Os oitos núcleos da CPU dão condições de jogar com jogos que tenham gráficos mais pesados. Ainda tem 256 GB de SSD e 8GB de RAM.

Ao  chegar o fim de sua busca, o usuário provavelmente terá algumas opções. Neste caso, o usuário deve levar em consideração a sua própria experiência com equipamentos da marca, assim como os comentários e opiniões de amigos e outros consumidores, seja criticando ou seja elogiando os equipamentos e ferramentas. Importante ficar atento a respeito da existência de uma assistência técnica autorizada no local onde mora.

A busca deve ser feita com calma e com o auxílio destas dicas para escolher a máquina ideal, seja notebook para faculdade ou mesmo notebook para escola. Assim, o usuário terá grandes chances de fazer uma ótima escolha

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.