Como funciona o ensino híbrido? Conheça as vantagens desse modelo

O ensino híbrido é um método de ensino e aprendizagem que une o ensino tradicional (presencial) e o ensino a distância (online) com o apoio das novas tecnologias para educação.

Seguindo essa metodologia, as escolas conseguem enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos, principalmente, pela inclusão de ferramentas digitais educacionais.

Além disso, os professores conseguem dedicar mais tempo para personalizar as atividades de cada turma, o que contribui para a motivação dos alunos.

Para que o modelo seja sustentável e dê bons resultados, é importante saber como funciona o ensino híbrido e entender suas vantagens.

Assim, sua instituição pode analisar se o método se encaixa na realidade pedagógica e se vai contribuir para melhorar o desempenho dos alunos.

Quer saber mais sobre o ensino híbrido? Continue a leitura e entenda como ele funciona.

O que é ensino híbrido?

Como explicamos acima, ensino híbrido é um método de ensino que utiliza aulas presenciais e online de forma combinada.

O objetivo é manter um ciclo de aprendizado constante, incentivando o aluno dentro da sala de aula e também fora dela.

Ou seja, com o ensino híbrido o professor consegue quebrar a estrutura passiva do ensino tradicional e dar um papel mais atuante para o aluno.

Essa metodologia é um dos efeitos diretos da transformação digital na educação. 

A internet e as ferramentas baseadas no digital facilitam o acesso à informação e todo conteúdo disponível online ajuda a complementar o que foi aprendido presencialmente.

Dessa forma, o plano de aula tem uma estrutura diferente, onde o professor planeja o método que vai usar, o tema da aula, divide a explicação do conteúdo, reúne referências e mais.

Como funciona o ensino híbrido na prática?

Para entender como o ensino híbrido funciona, vamos explicar duas etapas de implementação muito importantes: a primeira é a infraestrutura e a segunda são os modelos que podem ser aplicados. 

Com esses dois pontos bem estruturados, é possível aplicar o ensino híbrido e garantir que os alunos aprendam com qualidade e sejam avaliados de forma consistente.

Entenda como funciona cada uma dessas etapas do ensino híbrido. 

Infraestrutura

O primeiro detalhe que uma instituição de ensino precisa definir é qual o software de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) será utilizado.

Para que os alunos se acostumem ao processo de ter aulas presenciais e online, a plataforma usada precisa ser a mesma sempre.

Imagine mudar de ferramenta toda semana? Os alunos ficariam perdidos. 

Então, o recomendado é que o time de professores, por exemplo, teste opções entre si e deem um feedback para que a administração possa adquirir a melhor opção.

Hoje, um dos sistemas mais utilizados e fáceis de implementar é o Google For Education, que reúne as ferramentas Google personalizadas para uso educacional nos diversos níveis de ensino. 

Modelos de ensino híbrido

O modelo de ensino híbrido utilizado tem impacto direto nos tipos de práticas utilizadas na sala de aula e na forma de avaliar o aprendizado dos alunos em relação ao conteúdo.

Afinal, nesse método, a experiência é contínua, então os professores precisam fazer atividades com os alunos tanto para dar nota quanto para identificar se a turma está absorvendo o conteúdo.

Os principais modelos de ensino híbrido são:

Rotação individual: o professor elabora um plano de atividade personalizado para cada aluno, de forma que ele estude o conteúdo completo, de acordo com sua rotina.

Laboratório rotacional: o professor une teoria e prática para que a turma se movimente e aplique aquilo que aprendeu. Isso pode acontecer em uma sala de vídeo, um laboratório de física ou na sala de informática.

Rotação por estação: o professor divide o tema da aula em estações que incluem atividades presenciais, no laboratório e em casa. Todas, claro, relacionadas ao conteúdo tema da aula.

Sala de aula invertida: o professor organiza o plano de aula de forma que a turma começa a estudar em casa pelos conteúdos online indicados e na sala de aula o professor desenvolve o tema através de discussões, trabalhos em grupos e aplicação de atividades. 

Em cada modelo, o educador consegue executar o método de ensino complementar que melhor se adapta à matéria que vai ser ensinada. 

Confira no vídeo abaixo uma análise de como cada modelo será útil para as escolas com o retorno das aulas presenciais na pandemia:

Vantagens do ensino híbrido

Vantagens do ensino híbrido

Agora que você sabe como funciona o ensino híbrido, vamos destacar as vantagens do método.

Um dos principais benefícios gerais da utilização do ensino híbrido é ampliar o alcance da educação.

Quanto mais flexíveis as instituições conseguirem ser em seus processos de ensino e aprendizagem, mais alunos elas vão atrair.

Outras vantagens do ensino híbrido são:

  • uso de métodos de aprendizado diferenciados;
  • flexibilização do tempo de aprendizado;
  • realização de atividades no ritmo do aluno;
  • tornar o estudante protagonista do seu processo de aprendizagem.

Até os alunos mais tímidos conseguem se beneficiar, pois as atividades estimulam mais a interação com o professor e com outros alunos.

Outra vantagem é a praticidade de gerenciar as turmas através das ferramentas digitais que são implementadas para dar suporte ao ensino híbrido.

Um exemplo é o Google Classroom, onde os educadores organizam suas turmas, fazem repasses de recados, enviam atividades, gerenciam notas e outras funções em um só lugar.

Gostou de saber mais sobre ensino híbrido?

As práticas pedagógicas estão mudando e avançando ao longo dos anos, além de se adaptarem à realidade do momento. 

O ensino híbrido é um dos exemplos de como a educação pode ser cada vez mais rica, aproveitando os benefícios de novos métodos de ensino.

Com um bom planejamento, o ensino híbrido pode funcionar onde você está. Aproveite!

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos