O rastreamento digital ajuda os negócios a crescer e a prever mais precisamente as necessidades de seus usuários. Estes contribuem ainda para que serviços digitais consigam criar anúncios personalizados para cada usuário.
Não existem dúvidas que o rastreamento digital pode ser benéfico para todos. Contudo, o rastreamento excessivo pode levar à exposição dos seus dados e a um número abusivo de anúncios. Outras consequências negativas incluem a possibilidade de ataques e o vazamento de informação e documentos sensíveis.
Aplicativos como o Instagram podem espiar a atividade externa que os seus usuários mantêm na web, recolhendo dados que podem ser distribuídos com fins comerciais junto de terceiros. Por outras palavras, é impossível saber exatamente o que os negócios fazem com os dados obtidos através do iPhone.
Assim, como você pode limitar o rastreamento digital e aumentar a sua privacidade?
5 formas de limitar o rastreamento digital no iPhone
Aplicativos para iPhone são ótimos para se comunicar com amigos, encontrar localizações desconhecidas, ou passar o tempo livre de forma divertida. Mas nem tudo é positivo. Muitos dos seus aplicativos favoritos utilizam rastreadores abusivos que recolhem informação sobre praticamente tudo o que você faz no celular. Felizmente, existem várias maneiras de contornar o problema.
1. Instale uma VPN
Uma VPN é uma tecnologia de segurança digital que lhe permite encriptar a sua conexão com a Internet no seu celular e ocultar o seu IP. A encriptação faz com que seja mais difícil para terceiros obterem dados da sua atividade no iPhone. Já o ocultamento de IP é extremamente útil para que sites e aplicativos não consigam compilar dados referentes à sua atividade num denominador comum. Assim, instalar uma VPN é uma das principais medidas para aumentar a sua privacidade no iPhone.
Se deseja não ser exposto a rastreadores abusivos ao se conectar à Internet, você deve encriptar a sua conexão com uma VPN grátis para iPhone.
2. Limite os Serviços de localização
Você pode encontrar informações sobre os rastreadores GPS utilizados por aplicativos para iPhone em ‘Serviços de localização.’ Esse menu mostra detalhadamente como a sua localização GPS pode ou não ser rastreada.
Procure desativar os sistemas de localização que considere desnecessários para que os aplicativos saibam menos sobre o lugar onde se encontra a cada momento. Adicionalmente, evite manter a Localização do seu celular ligada caso não esteja utilizando um aplicativo que necessite obrigatoriamente de acesso à sua localização GPS.
3. Utilize o Touch ID (ou Face ID) do iPhone ao máximo
Métodos de segurança que recorrem a aspetos físicos se encontram entre os mais seguros da atualidade. Felizmente, todos os usuários iPhone podem contar com tecnologias como Touch ID ou Face ID, que bloqueiam o acesso ao celular mediante a apresentação da sua impressão digital ou face.
Muitos brasileiros utilizam o Touch ID ou Face ID para desbloquear o iPhone, mas por que não levar a sua segurança mais longe e utilizar estas tecnologias para praticamente tudo?
No momento em que for fazer compras online, por exemplo, você pode se proteger de ataques de hackers ao definir um protocolo de segurança baseado no Touch ID ou Face ID. A Apple assegurou aos seus usuários que os dados utilizados por essas tecnologias não se encontram disponíveis na Internet.
4. Recorra ao Auto Lock do iPhone
O Auto Lock é outra funcionalidade de segurança do iPhone que deve ser levada em conta. Muitos usuários procuram desativar o bloqueio automático do iPhone para pouparem tempo usando o celular. Mas ganhar uns segundos extra é razão suficiente para comprometer a sua privacidade e segurança dos seus dados?
Se você coloca a sua segurança acima da conveniência, recorra ao Auto Lock do iPhone para limitar o rastreamento de dados e evitar que o seu celular seja hackeado nos momentos em que não é utilizado. O Auto Lock pode ser ativado após 30 segundos e 5 minutos, dependendo da sua preferência.
5. Desative os anúncios personalizados
Como referido, anúncios personalizados podem ser úteis. No entanto, estes são muitas vezes invasivos. Se deseja que os anúncios no seu iPhone sejam “normalizados” ou quer adaptar o celular a um usuário menor de idade, a boa notícia é que é possível desativar os anúncios personalizados em dispositivos Apple.
No iPhone 12, 13 e outros, só é preciso configurar a Privacidade (no aplicativo de Definições) e escolher Anúncios Apple. Aí, encontrará uma opção para desativar os anúncios personalizados. Com apenas um clique, pode acabar com os anúncios definidos segundo os dados recolhidos por rastreadores de aplicativos.
O rastreamento digital chegou para ficar, mas existem algumas formas inteligentes de limitar o acesso de terceiros à sua informação e utilizar o iPhone de maneira mais privada e segura. Ainda que seja praticamente impossível acabar com todos os rastreadores em seu celular (pelo menos sem limitar significativamente as suas opções), as medidas simples acima citadas podem fazer toda a diferença na sua segurança online.
Descubra também como limpar o cache do navegador e os cookies!