Pular para o conteúdo

Como Recuperar Arquivos do PC?

É possível recuperar os arquivos que foram deletados do seu PC usando alguns programas de recuperação de dados.

Alguns programas são pagos, mas existem alguns softwares gratuitos como o FreeUndelete, Disk Drill, Diskdigger e Recuva que é o mais famoso desse grupo, para compreender melhor sobre o funcionamento desses programas, indicamos que você se inscreva em um Curso de Informática.

Antes de usar esses softwares, cheque a sua lixeira, backups e os arquivos anteriores do Windows.

Então, pegue a caneta e o papel, e anote tudo que iremos lhe passar neste artigo.

Vamos lá?

Como recuperar os arquivos deletados da lixeira do Windows?

Sempre antes de baixar algum programa, é aconselhável dar uma checada na lixeira do seu Windows. Se você não usou a opção esvaziar lixeira, é muito provável que os teus arquivos estejam lá. A lixeira tem a capacidade em megabytes de armazenamento, que já é definida pelo Windows, e esta capacidade de armazenamento corresponde a uma parte do disco rígido. Quando a lixeira fica cheia, ela começa a eliminar os arquivos mais velhos de forma automática.

Se por um acaso a sua lixeira não estiver lotada, provavelmente o seu arquivo estará lá. E para recuperar, basta clicar sobre o arquivo desejado e selecionar a opção restaurar ou se quiser salvar todos os arquivos, escolha a opção restaurar todos os elementos da lixeira. E os arquivos voltarão para a pasta que ele estava.

Mesmo que você apagar algum arquivo e esvaziar acidentalmente a lixeira, saiba que este arquivo pode permanecer no seu disco rígido (HD), pois o sistema operacional vai remover apenas a referência do arquivo e libera a área do disco que estava o arquivo. Enquanto o espaço estiver livre haverá a chance de recuperar os seus arquivos.

Leia Também sobre: Computador Desktop Dell Vostro 3681-M30M

Backup do Windows e versões anteriores

Se você tem o desejo de instalar nenhum programa em seu computador, pode restaurar os arquivos a partir de um backup do Windows ou pode restaurá-lo de uma versão anterior do mesmo arquivo. Essas versões anteriores são cópias de arquivos e de pastas que o sistema salva como parte da restauração.

Restaurando arquivos a partir de um backup

Dentro do Windows, acesse o “Backup e Restauração”.

1.    Clique no botão “Iniciar”;

2.    Clique em seguida no “Painel de Controle”;

3.    Escolha o “Sistema e Manutenção”;

4.    E depois o “Backup e Restauração”;

5.    Clique em “Restaurar meus arquivos” e siga todas as etapas do assistente.

Restaurando a partir de versões anteriores

Quando você seguir as etapas anteriores, você verá uma lista das versões anteriores disponíveis do arquivo. Nesta lista incluirá os arquivos salvos pelo backup e pontos de restauração, se o backup estiver ativo.

1.    Clique no botão “Iniciar” e depois clique em “Computador”;

2.    Navegue até a pasta desejada;

3.    Clique com botão direito do mouse e escolha a opção “Restaurar versões anteriores”;

4.    Se a pasta estiver dentro de uma unidade (C:\), clique com botão direito do mouse na unidade e clique em “Restaurar versões anteriores”.

Programas para recuperar os arquivos deletados

Se nada que tudo que lhe passamos funcionou, tente agora usar algumas opções de programas para recuperar os arquivos deletados do computador. Para melhorar o uso dos programas, indicamos que você faça um Curso de Informática.

RECUVA

O Recuva é um dos programas mais famosos, ele faz parte da família do CCleaner, da Piriform. Ele pode recuperar fotos, músicas, vídeos, e-mails e outros arquivos que você possa ter perdido em cartões de memória ou em disco rígido. Os desenvolvedores afirmam que o programa pode recuperar arquivos corrompidos, danificados ou recém-formatados.

O programa tem o modo de varredura e tem o recurso de excluir os arquivos com segurança. O Recuva tem a versão Pro e Free. Para a recuperação avançada haverá a opção de download grátis, para a versão Pro existe o suporte, disco rígido virtual e atualizações automáticas.

Sistemas operacionais suportados: Windows 8, 7, 2008, Vista, XP e 2003.

DiskDigger

O DiskDigger tem o objetivo de recuperar arquivos excluídos da maioria dos dispositivos de armazenamento. O Software somente não pode recuperar os dados do smartphone, tanto Android e Ios. Para recuperar os arquivos do celular, será preciso usar o aplicativo DiskDigger, ele é disponibilizado para Android.

O DiskDigger tem dois modos de operação. E através de um curso online você poderá compreender a diferença entre os dois modos.

Sistemas operacionais suportados: Windows 10, 8, 7, Vista, XP e Linux.

Disk Drill

Este programa tem o objetivo de recuperar os arquivos perdidos de computadores Windows e de MacOs. O Disk Drill é compatível com mais de 200 tipos de arquivos, ele contém vários métodos de recuperação. Além de recuperar conteúdo de celulares, Android e Ios.

Ele oferece recuperação de dados grátis com até 500 MB de limite. Ele também tem a versão Pro, contendo uma série de recursos adicionais.

Sistemas operacionais suportados: Windows 10, 8, 7, Vista, XP e Mac OS X e MacOs.

MiniTool Power Data Recovery

O MiniTool Power Data Recovery tem a função de recuperar dados de HDs, SSD, unidades flash USB e cartões de memória, que incluirá as partições perdidas, excluídas e danificadas. Ele também recupera os dados de CD/DVD.

Sistemas operacionais suportados: Windows 10, 8, 7, Server e MacOs.

FreeUndelete

O FreeUndelete tem o objetivo de recuperar os arquivos excluídos, incluindo até mesmo os que já foram removidos da lixeira. Ele é muito útil para os casos de remoção acidental de arquivos. Todos os arquivos recuperados pelo FreeUndelete serão salvos em local escolhido pelo usuário.

Sistemas operacionais suportados: Windows XP, 7, 2003, 2008 e NT4.

Depois de ler sobre como recuperar arquivos do PC, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do artigo, comente logo abaixo e mande os resultados a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!