Como conservar a bateria do notebook

Se você deseja saber como conservar a bateria do notebook, preparamos este conteúdo repleto de informações indispensáveis para isso.
Problemas como bateria viciada e falhas no carregamento são comuns em notebooks. A boa notícia é que esses transtornos podem ser evitados com cuidados simples no uso diário.
Neste artigo, você confere dicas práticas para conservar a bateria do notebook, aumentar sua durabilidade e manter o bom desempenho do aparelho sem complicações.
Por que devo investir na conservação da bateria do notebook?
Quando o notebook chegou ao mercado, rapidamente conquistou espaço. Afinal, com a proposta de um computador portátil, que permite o transporte com facilidade para qualquer lugar.
Leve, com tamanho ideal e com todas as funcionalidades necessárias. Este equipamento representava o verdadeiro sonho de quem queria algo prático, sem perder os benefícios dum bom computador.
Mas não levou muito tempo até que um problema importante começasse a ocorrer, que é justamente o aparecimento de problemas na bateria do notebook.
Em pouco tempo, os usuários perceberam que a bateria viciava e precisavam manter o notebook na tomada, perdendo toda a mobilidade do aparelho.
Ao contrário do que muita gente pensa, esse problema não está ligado a falhas do fabricante nem é algo inevitável. Na maioria das vezes, ele acontece devido ao uso inadequado do notebook e do carregador.
Conserve a bateria para manter a praticidade que o notebook oferece no dia a dia. Afinal, ao depender o tempo todo da tomada, você perde a principal vantagem do aparelho, já que o computador de mesa já cumpre essa função.
A boa notícia é que conservar a bateria é mais simples do que parece. Com pequenas atitudes, você evita danos e prolonga a vida útil.
Como conservar a bateria do notebook?
Como vimos no tópico anterior, os problemas de bateria de notebooks não são difíceis de aparecer, e muitas vezes o verdadeiro culpado por isso é o mau uso da fonte de carregar a bateria.

Há quem pense que, quanto mais tempo ligado à tomada, mais tempo durará a bateria, o que é um verdadeiro erro, e que gera muitos danos ao notebook.
No entanto, esse não é o único equívoco cometido, e a seguir veremos quais são os erros mais comuns, e quais cuidados devemos tomar para evitá-los, e assim conservar a bateria do seu notebook.
Lembrando que essas e outras dicas para preservar a bateria podem ser facilmente aprendidas em um curso de informática. Lá você aprenderá tudo sobre o funcionamento deste tipo de equipamento eletrônico.
1. Use fontes originais
Quem nunca passou pela situação de precisar comprar uma nova fonte, e ao chegar na loja perceber que o carregador paralelo custa praticamente metade do preço do original?
Essa é uma situação bastante corriqueira, e que leva muitos usuários a levarem a opção mais barata, por acreditarem que funcionará do mesmo jeito.
Quanto ao funcionamento de modo geral, não há o que dizer, uma vez que as fontes paralelas de fato carregam perfeitamente o notebook, pelo menos nos primeiros meses de uso.
Mas, o que poucas pessoas sabem, é que embora carregue, este tipo de fonte não consegue fazer isso de forma 100% eficiente, o que acaba gerando variações na carga de energia recebida pelo notebook.
O resultado é que, em pouco tempo você notará que o seu notebook não carrega mais do mesmo jeito, e que a bateria dura bem menos do que durava antigamente.
A fim de não gerar danos ao sistema de carregamento do seu notebook, priorize sempre o uso de fontes originais, que foram especialmente desenvolvidas para as necessidades do aparelho!
2. Evite usar o notebook enquanto o carrega
Todos nós já vimos ou passamos pela situação de utilizar o notebook, enquanto o mesmo se encontra plugado à fonte de carregar, ligada à tomada.
Isso até pode parecer algo prático, uma vez que você consegue utilizar o equipamento enquanto este continua a ser abastecido com bateria.
Mas, como nem tudo é positivo, essa prática acaba gerando alguns danos ao processo de carregamento, uma vez que o notebook consome a bateria enquanto ela ainda está sendo transferida ao equipamento.
Para evitar esse problema, busque não utilizar o equipamento enquanto o mesmo carrega, e, caso seja necessário utilizar, remova a bateria e utilize o notebook ligado apenas à fonte.
Dessa forma você consegue preservar a sua bateria, e não precisará deixar de utilizar o notebook graças ao seu carregador!
3. Carregue apenas quando necessário
Outro erro de principiante bastante comum é acabar carregando o notebook sempre que percebe que a bateria diminuiu um pouco.
Temos pessoas que sequer deixam que a bateria chegue a 70% de capacidade, e logo colocam a fonte para carregar.
Este é um erro, pois acaba tornando o sistema acostumado com o carregamento constante, que prejudica a eficiência da bateria.
O ideal é sempre esperar que a bateria quase se esgote, e assim colocar para carregar, aguardando que chegue a 100% de capacidade.
Dessa forma, você consegue garantir que a sua bateria receba a carga da forma e na frequência ideal!
4. Busque conhecer sobre as especificações do notebook
Para o fim deixamos a dica mais importante, que trata sobre o conhecimento das especificações do notebook.
Se engana quem acredita que um notebook funciona como um computador, já que ambos os equipamentos possuem funcionalidades bem diferentes.
Conhecer essas funcionalidades é ideal para saber como conservar a bateria do seu notebook, por isso invista em um curso de informática, onde poderá aprender tudo sobre o assunto.
Ao compreender as especificações, você não terá dúvidas sobre a forma correta de uso, além de compreender as funcionalidades do notebook.
Agora que você já sabe como conservar a bateria do notebook, coloque as dicas em prática e mantenha seu equipamento funcionando bem por muito mais tempo.