Experiência do usuário é foco de inovações na plataforma Zoom – Novas ferramentas visam a aperfeiçoar a UX em chamadas de vídeo centradas em vendas, call center e eventos.
Os mais recentes anúncios de inovações tecnológicas feitas pela plataforma Zoom têm foco na experiência do usuário. Apresentadas em abril de 2022 durante o Work Transformation Summit, novas ferramentas visam a aperfeiçoar a UX em chamadas de vídeo centradas em vendas, call center e eventos.
Duas das ferramentas anunciadas são voltadas para a comunicação entre empresas e clientes. Enquanto o Zoom Contact Center funciona como um centro de contato entre essas partes, o Zoom IQ for Sales oferece funcionalidades para equipes comerciais. As outras novidades são atualizações no Zoom Webinars.
Zoom Contact Center
A Zoom planeja lançar o Contact Center no Brasil a partir do segundo semestre de 2022. A intenção é que a ferramenta funcione como um call center de voz e vídeo e atenda igualmente os diversos canais de comunicação de uma empresa – o chamado omnichannel.
A gigante comprou recentemente a Solvvvy, uma startup californiana especializada em inteligência artificial conversacional, a fim de incluir bots e voicebots em seu produto final. O intuito é usar a inteligência artificial já emprega em canais de autoatendimento ao cliente, porém avançando nas conversas por vídeo.
Zoom IQ for Sales
Criada como um add-on do Zoom Meetings, o Zoom IQ for Sales tem foco em comunicações para profissionais de vendas. Segundo a companhia, a estratégia principal é engajar os participantes da conversa, com funcionalidades que permitem ao usuário entregar tarefas, estabelecer comunicação e colaborar profissionalmente com outros colegas.
Além das equipes de vendas, trabalhadores dos setores de marketing e inteligência podem enxergar vantagens na ferramenta. As funcionalidades destacadas pela companhia incluem interface interativa, integralidade do sistema – para fluxos de trabalho consolidados e uma visão unificada de conversas – e a automação para as etapas seguintes à venda, além de avaliações de risco e funcionalidade de pesquisa rápida.
Organização de eventos no Zoom
A realização de eventos pela plataforma, sejam virtuais ou híbridos, tem ganhado atenção dos desenvolvedores do Zoom. Um dos recursos recém-criados com o intuito de profissionalizar a promoção de encontros, congressos e seminários, por exemplo, é o Backstage do Zoom Webinars.
Com a ferramenta, os eventos realizados na plataforma passam a ter uma sala privada para que os palestrantes se encontrem antes de entrarem na sala de apresentação. É possível também criar um ponto de encontro durante e depois de uma sessão para conversar e resolver eventuais contratempos ao longo do evento, além de usar o espaço virtual para treinar apresentações.
Com isso, enquanto assistem ao conteúdo apresentado ao vivo, equipes de produção, apresentadores e palestrantes ficam escondidos dos outros participantes, em um ambiente paralelo, como nos bastidores de um evento presencial.
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Reações e personalizações
Foram anunciados, ainda, mais dois recursos do Zoom Webinars, desenvolvidos para apresentações online feitas a partir de qualquer dispositivo.
O primeiro deles permite aos participantes usarem emoticons durante os webinars, ou seja, enquanto ocorrem as apresentações. Visíveis para todos os usuários, as figurinhas são exibidas no canto inferior direito da tela central.
A outra funcionalidade permite que os usuários personalizem a tela de apresentação, com a inclusão de wallpaper atrás do vídeo, funcionando como um plano de fundo virtual.