Deseja saber quais são os principais mitos e verdades sobre hospedagem de sites? Então, confira este artigo! Selecionamos as principais dúvidas e respostas que você precisa descobrir.
Os principais mitos e as verdades que rondam a hospedagem de sites
Há muitos benefícios em possuir um site, mas também há muita desinformação sobre o processo de desenvolvimento e hospedagem de site.
A hospedagem de um site pode gerar muitos benefícios, no entanto, há muitos mitos que acabam complicando ou até mesmo desmotivando algumas pessoas a criarem o seu próprio site e comercializar os seus produtos ou serviços.
Os sites são uma parte importante do marketing na internet. Infelizmente, muitas pessoas não percebem isso e muitas outras ainda acreditam nos mitos e equívocos que mostraremos aqui. Este artigo ajudará a esclarecer o que é verdade e o que é mito, quando o assunto é hospedagem de sites.
Mito 1: Quanto mais rápida a sua hospedagem, mais visitantes seu site irá atrair
Colocar o seu site em uma boa hospedagem não é suficiente, pois é preciso de outros fatores para gerar tráfego para o seu site.
É necessário um conteúdo de qualidade, planejado de forma estratégica, com conteúdos que façam as pessoas quererem comprar algo da sua empresa. Afinal, muitas pessoas acreditam que, por terem investido dinheiro na construção de um site, os clientes deveriam comprar automaticamente.
Porém, na prática, não é isso que acontece.
Qual é a verdade?
Na realidade, gerar mais visitas para o seu site exige estratégia e recursos. Sem uma estratégia para gerar tráfego, como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), anúncios pagos com imagens e anúncios em vídeos, pode ser difícil para o seu site chegar nas primeiras posições do Google.
Portanto, é preciso entender o comportamento da sua persona, conhecer a jornada de compra do cliente, para assim elaborar uma estratégia que atenda às necessidades e gere vendas.
Então, teste várias hipóteses, assim você poderá validar as estratégias que trouxerem os melhores resultados e escalar o tráfego do seu site. Quanto melhor a hospedagem, maior será a sua capacidade de suportar milhares de acessos simultâneos, sem cair.
Mito 2: Apenas as empresas online precisam de um site
Muitas empresas que existem antes da popularização da internet, não buscaram se adaptar a essa realidade, por acreditarem ter um público fidelizado, porém nós sabemos que os clientes irão buscar na internet por produtos melhores, com preços mais atrativos e sistemas de entrega mais cômodos.
Embora as mídias tradicionais ainda atinjam determinados públicos, a internet consegue oferecer uma escala que outros meios não são capazes de atender com eficiência.
Qual é a verdade?
Os consumidores estão encontrando e identificando empresas com as quais desejam entrar em contato, não importa o quão perto ou longe elas estejam. Eles usam o aplicativo do Google Maps para saber mais sobre essas empresas.
É fundamental que os proprietários de pequenas empresas tenham seu próprio site e cadastro no Google Meu Negócio. Não serve apenas como uma ferramenta de marketing para ajudar a aumentar as vendas, mas também permite que eles se aproximem dos consumidores, reduzindo o custo dos leads.
Mito 3: Se o seu site parece bom, você vai começar a fazer vendas
Embora a maioria das pessoas acham que o design do seu site tem mais a ver com o sucesso de seus negócios, há muitas outras coisas que contribuem para isso. Um site bem projetado pode parecer bom, mas não necessariamente aumentará as vendas.
Qual é a verdade?
Um site bem projetado pode ser ótimo para atrair novas pessoas e fornecer uma boa experiência ao usuário. Porém, a qualidade de seus produtos ou serviços e sua reputação no mercado são mais importantes.
Você não pode compensar suas fraquezas se escondendo atrás de um site sofisticado. Além disso, se você não tiver um bom produto ou atendimento, rapidamente o marketing boca a boca irá espalhar a má reputação da sua empresa.
É importante que você se concentre em fornecer ótimos produtos e serviços, em vez de pensar na aparência do seu site. Lembre-se de que o seu site é a chave para atrair e reter clientes.
Desse modo, se o seu foco for como você pode agregar valor real aos visitantes, o design do seu site se tornará menos importante.
Mito 4: Uma vez que seu site está ativo, o trabalho está concluído
Construir um site é apenas a ponta do iceberg. Embora muitas pessoas tenham um bom entendimento de que você deve nutrir e cuidar de outros aspectos do seu negócio, elas geralmente esquecem que o seu site também precisa de atenção.
Qual é a verdade?
Você precisará manter seu site renovando seu domínio dentro do prazo, protegendo-o contra vírus e crimes cibernéticos. Além disso, atualizando seu design e conteúdo, para se manter atualizado com as tendências, investindo em SEO e anúncios pagos, para que as pessoas conheçam a sua marca.
Mito 5: Construir um site é muito caro
Muitas pessoas ficam desmotivadas com a criação de um site, por acharem que o custo é muito alto. Não ter um web designer ou programador para construir a loja virtual ou deixar o site com aparência desejada, também é outro fator que acaba afastando os usuários mais leigos.
Qual é a verdade?
Atualmente há plataformas que permitem qualquer pessoa construir um site ou loja virtual em poucos minutos e com apenas alguns cliques.
Construir um site sozinho é acessível e você pode fazer isso sem ter que contratar um especialista. Com a disponibilidade de plataformas de construção de sites e que oferecem modelos de site projetados profissionalmente, você pode construir seu site em um dia sem precisar mexer no código.
Há plataformas que permitem que o usuário apenas arraste e solte os elementos desejados na tela, e em alguns instantes é possível ter um site com um aparência profissional e pronto para realizar as vendas.
Com a evolução da tecnologia, algumas plataformas utilizam Inteligência Artificial para auxiliar os usuários a construírem a sua loja virtual. É o que há de mais avançado em tecnologia, há disposição de qualquer usuário, por um custo acessível.
Mitos Derrubados: Qual é o próximo?
Neste artigo tentamos derrubar os principais mitos e revelamos as verdades sobre hospedagens, criação de sites e que provavelmente lhe impediam de criar o seu próprio site.
Vale ressaltar que muitos desses mitos são criados por profissionais que não se atualizam sobre as tendências do mercado. Eles acabam sustentando velhos hábitos ao longo do tempo, disseminando informações erradas para pessoas menos experientes.
E você, tem algum mito que você acreditava mas que foi derrubado durante este artigo? Compartilhe conosco nos comentários e nos ajude a acabar com os mitos sobre hospedagens de sites.
Além disso, se o nosso conteúdo com os principais mitos e as verdades que rondam a hospedagem de sites te ajudou em algo, compartilhe nas suas redes sociais.
Você também pode conhecer outros conteúdos acessando este site de marketing do autor.