O que é Robótica e o que pode ser feito com o uso dessa área

Já se perguntou o que é Robótica? A ciência de criar, compreender e estudar robôs está mais próxima de nós do que parece. Entenda!

O que é robótica? Essa pergunta é muito pertinente e a resposta faz com que seja possível refletir o fato de que a Robótica está mais presente no dia a dia do que as pessoas imaginam. O artigo está recheado de informações gerais sobre esse avanço tecnológico para que você entenda toda a importância que ele dá!

Outros assuntos abordados, logo abaixo, são: o surgimento da Robótica, o que é robótica, o que é um robô, a Robótica presente diariamente na vida das pessoas e o que pode ser feito com o uso dessa tecnologia. Para somar a isso, onde adquirir peças para a construção de um robô também é uma informação importante tratada neste texto.

Surgimento

Afinal, o que é robótica? O termo Robótica, curiosamente, surgiu em uma obra de ficção científica. O autor Isaac Asimov criou esse termo em “O Mentiroso” logo no início do século XX. Esse termo foi mais difundido a partir da obra “Eu, Robô” de 1950, que tem o mesmo autor.

Para falar sobre o surgimento da Robótica, também é preciso falar sobre a história dos robôs. Há apenas um século, as pessoas que trabalhavam nas indústrias obtiveram os primeiros conceitos sobre os robôs, apesar de a necessidade das máquinas e sua utilização virem desde a Grécia Antiga.

O que é robótica e como ela surgiu têm ligação direta com a necessidade dos robôs no dia a dia para melhorar o trabalho em diversos locais, como em fábricas – exemplo usado neste tópico.

O que é Robótica

A robótica é algo até que simples, pois ela é a ciência que estuda os robôs e as tecnologias que os envolvem. Mesmo com essa significação simplificada de o que é robótica, o estudo dos robôs é algo que demanda muita dedicação e conhecimento.

O que de fato é um Robô

Máquinas que utilizam circuitos para colocar em prática movimentos e atividades, sejam elas complexas ou simples: essa é a definição do que é um robô. Os sistemas elétricos são fundamentais para seu funcionamento e muitas vezes são controlados pelas pessoas. A maior parte deles é usada nos ambientes das indústrias.

A Robótica presente no dia a dia

Apesar dos robôs serem muito utilizados nas indústrias, esse não é o único local em que é possível encontrá-los. Nas residências, a robótica se faz presente nos robôs aspiradores, mesmo que as pessoas não saibam de fato o que é robótica. Outros locais em que essa tecnologia está presente são:

  • Área Médica;
  • Área Espacial;
  • Área Educacional.

Agora, que já se sabe o que é robótica e como ela está presente no dia a dia, o uso dos robôs nessas três áreas, juntamente com a industrial, serão explicadas em seguida.

Indústrias

Os robôs encontram-se em maior número na indústria. Os investimentos nessa área também são os mais significativos. Foi nesse âmbito industrial que surgiram os primeiros robôs autônomos. As tarefas de Robótica nas indústrias variam desde realizar testes, levar cargas de um local para outro até tarefas de inspecionar produtos.

O Arduino – uma placa de programação – é utilizada para compor os robôs utilizados na área industrial. Os carros seguidores de linha, por exemplo, contém o Arduino. Para adquirir essa plataforma de programação, a Loja Arduino é a mais indicada, pois contém, além do Arduino, apostilas para que os clientes possam realizar seu próprio projeto.

Médica

Na área médica, já é possível encontrar robôs que ajudam os médicos em cirurgias para que estas aconteçam de maneira mais precisa. Mesmo que o paciente não saiba o que é robótica, na prática, ele faz parte dos benefícios dessa tecnologia.

Outro uso dos robôs na medicina são os exoesqueletos, que fazem com que pacientes paraplégicos consigam andar novamente. Esse robô também pode ser utilizado para reabilitar pessoas com danos no cérebro e/ou na espinha.

Espacial

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) – em português Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – faz uso da robótica em missões espaciais. Para explorar a Lua ou Marte, por exemplo, a NASA também utiliza robôs que andam pela superfície desses locais.

Educacional

Utilizar a robótica na educação ainda é um problema para o Brasil, pois a população não tem acesso democrático à internet, computadores e até mesmo aos smartphones. Já nos países que possuem mais recursos, a robótica e seus benefícios são muito conhecidos e aplicados no âmbito educacional.

A Robótica no dia a dia
Fonte: Original – Eletrogate.

Para estudar matérias multidisciplinares, o uso dos robôs é uma ótima abordagem. Além disso, nos cursos de Robótica, eles são ainda mais utilizados. Os Arduinos, por exemplo, são muito usados para o estudo, pois são placas de programação que compõem os robôs. Para adquirir um Arduino, a Loja Arduino Eletrogate contém várias opções.

O que pode ser feito com o uso da Robótica

Além das aplicações da Robótica nas áreas citadas anteriormente, a relação das pessoas com os robôs ainda tem muito o que evoluir. Com o uso dessa ciência, a recuperação de pacientes tornou-se mais efetiva e as operações menos arriscadas. A educação também alcançou novos patamares para relacionar um aprendizado ao outro.

O espaço, cada vez mais, é explorado pela Robótica. Além disso, as indústrias, pioneiras no uso dos robôs, investem de forma considerável para que o trabalho pesado não seja mais feito pelos seres humanos sem acarretar em acidentes, por exemplo.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos