Pular para o conteúdo

O que é smartwatch?

Neste artigo, abordaremos sobre o que é smartwatch e quais as funcionalidades presentes nesse aparelho. Se deseja saber tudo sobre o assunto, venha com agente!

Assim como os celulares e televisões, nossos relógios também ficaram inteligentes, mas ao invés de só fazer a função básica de mostrar as horas eles estão cheios de recursos.

Afinal, o que é smartwatch?

Hoje, os smartwatches vão muito além de mostrar a hora, dessa forma, eles são capazes de receber e enviar mensagens que chegam no seu celular. Além disso ajudam a monitorar sua saúde enquanto você realiza atividades físicas, possuem GPS, entre outras funções.

Assim como os smartphones, os smartwatch também são menores, oferecem tela digital com touch-screen, aplicativos instalados para facilitar sua vida e outras funções.

Também existe smartband, que são pulseiras inteligentes, parecidos com smartwatches só que menores e com menos funções.

O que faz um smartwatch?

Um smartwatch, assim como um smartphone, é capaz de realizar atividades diárias para facilitar sua vida. Para isso, os smartwatches precisam de sensores e tecnologias para serem capazes de realizar essas funções.

O que é smartwatch

Abaixo, vamos citar algumas das principais funções de um smartwatch.

Notificar mensagens

Você pode estar pegando um ônibus, caminhando, no trabalho ou até mesmo numa sala de aula. Com um smartwatch, você é capaz de receber mensagens que estão atreladas ao seu celular, sem precisar ficar tirando este do bolso para saber o que está acontecendo.

Isso funciona de forma simples, você vai aparelhar seu relógio inteligente com seu celular, através de aplicativos com essa funcionalidade. Então, assim que uma mensagem chega em seu celular, o aplicativo vai criar uma cópia que vai espelhar a mesma para seu smartphone.

Responder mensagens

Além de notificar mensagens, alguns modelos de smartwatch são capazes de responder as pessoas que estão te enviando mensagem. Para isso, os smartwatches que utilizam sensores de voz são capaz de interpretar sua mensagem e escreve-las em formato de texto, assim podendo ser enviada para seus contatos.

Aplicativos

Alguns smartphones possuem aplicativos e outros podem instalar, como é o caso de modelos com ambiente Google e Apple. Esses aplicativos, geralmente tem funções que vão usar todos os recursos do smartwatch para simplificar sua vida. Como por exemplo um aplicativo de corrida, que monitora seu batimento cardíaco, mostra a distância percorrida, sua localização, entre outras funções.

Monitoramento da saúde

Esse é sem dúvida o principal motivo pelas quais as pessoas buscam um smartwatch – monitorar sua saúde. Afinal, um relógio inteligente possui sensores que são capazes de obter informações do corpo da pessoa que o está usando.

O mais famoso de todos os sensores é o sensor de frequência cardíaca. Com ele, você é capaz de medir os batimentos cardíacos, seja durante uma corrida, enquanto você faz atividades físicas na academia ou até em casa dormindo.

Para complementar, também existem sensores de monitoramento de sono, que irão vigiar enquanto você dorme e te notifica se estiver algo anormal, como a duração ou intensidade do seu sono.

Atividades físicas

Para quem faz atividades físicas, o smartwatch é um acessório bastante completo. Além do sensor de frequência cardíaca, você tem sensores como barômetro, que é capaz de medir a pressão atmosférica e ver quantos metros você subiu durante sua corrida.

Além disso, ele possui o pedômetro que é um contador de passos. Ele será muito útil para você saber a distância que você percorreu durante sua caminhada ou corrida.

Com o giroscópio, você pode identificar em qual direção você está indo. Este último sensor é combinado com o acelerador, que identifica a posição geográfica onde o seu relógio inteligente está.

Além desses sensores principais, existem diversos outros tipos que são capazes de complementar suas rotinas durante uma atividade física. Sempre que for buscar o melhor smartwatch para você, certifique-se de escolher aquele que mais se adeque às suas necessidades.

GPS

Muito conhecido por ser usado em carros, o GPS no seu smartphone vai te localizar onde quer que você esteja. Com ele, você será capaz de caminhar por lugares diferentes e depois voltar para sua casa sem se preocupar em estar perdido.

Ouvir música

Alguns relógios inteligentes contam com a função de ouvir música, através do aparelhamento com seu smartphone. Uma vez que aparelhado, você pode acessar e ouvir todas as músicas disponíveis no seu celular sem precisar tirar ele do bolso para escolher sua favorita.

É um excelente recurso para quem precisa de uma motivação extra na hora de realizar treinos.

Quais são as melhores marcas de smartwatch?

Existem algumas marcas que já são mais renomadas nesse ramo, afinal, elas oferecem aparelhos de ponta, recheado de sensores e funções para facilitar seu dia a dia. As principais são:

  • Apple, que produz Apple Watches, sistema operacional da Apple
  • Samsung, que produz Tizen Watches, sistema operacional da Samsung
  • Xiaomi, que produz Wear Watches, sistema operacional do Google
  • Garmin, para quem busca realizar atividades físicas e monitorar saúde
  • Polar, também para realizar atividades físicas e monitorar a saúde