Seu site é feito com WordPress? Conheça as vantagens e desvantagens.

Em tempos de economia digital, muitas empresas estão criando os seus sites, e para isto utilizam principalmente o WordPress,  que é o motor por detrás de mais de 30% de todos os sites no mundo.

Criar um site é o ponto inicial de se estabelecer uma proposta comercial na internet,  e muitos empreendedores estão experimentando isto em suas carreiras empreendedoras, as opções disponíveis no mercado se multiplicam e a questão principal permanece, qual será a melhor proposta para ativar o meu site na internet ?

Nem sempre o mais barato é a melhor escolha, é importante observar todas as vantagens e as desvantagens dos sistemas que estão sendo oferecidos,  um dos maiores custos de ter um site na internet não está relacionado com o preço do software, mas com o custo de manutenção dele ao longo do tempo.

Isto mesmo, um software tem prazo de validade,  explica Ronaldo Luis Gonçalves, engenheiro de software,  com mais de 20 anos de experiência em TI, e diretor da empresa Balcao da Internet, com sede em Brasília.

“Atendemos clientes de todo o Brasil interessados em iniciar a sua trajetória empreendedora na internet, e orientamos estes clientes na melhor escolha entre sistemas e softwares, para se ter um bom início na internet”, ressalta Ronaldo. 

E neste universo de opções, o sistema de criação de sites WordPress destaca-se no cenário mundial,  pois é uma plataforma já utilizada por milhões de empresas em todo o mundo e principalmente por ter a vantagem de ser mantida por uma grande equipe de desenvolvedores,  existe toda uma comunidade que dá suporte ao WordPress há quase duas décadas.

Criada em 2003 por entusiastas do código livre e aberto, seguiu o exemplo da criação do sistema operacional Linux, que movimentou muitas mentes brilhantes no começo do século XXI, deixando um legado de excelência em serviços digitais, utilizados extensivamente até nos dias atuais.

É Importante lembrar que a plataforma WordPress não é a única plataforma criada com um código livre e aberto, para você criar o seu site na internet,  existem muitas outras disponíveis, uma outra que vale a pena ser citada hoje é a plataforma Joomla.

No próprio site da plataforma WordPress, disponível em português, existem diversas informações relacionadas à plataforma, onde recomendo que você obtenha as informações mais atualizadas, no endereço eletrônico deles, aqui: https://br.wordpress.org/

O sucesso do WordPress está justamente no volume de desenvolvedores disponíveis, trabalhando neste sistema e o atualizando continuamente, outra vantagem desta plataforma é que qualquer pessoa pode  utilizá-lo gratuitamente, inclusive existe uma versão do WordPress totalmente feita em português.

Pelo seu alcance mundial e pelo tamanho da sua comunidade ativa de desenvolvedores, a plataforma WordPress exige uma customização para cada cliente,  se por um lado existe um grande alcance de mercado, por outro é uma plataforma muito hackeada. “As brechas de segurança da plataforma wordpress em sua instalação original são amplamente conhecidas,  é muito necessário o apoio de um técnico especializado para você ter mais segurança”, afirma Ronaldo.

Iniciar a sua atividade empreendedora na internet com a plataforma WordPress é o caminho mais fácil e mais barato para começar a ganhar dinheiro na economia digital, mas as questões de segurança da plataforma precisam ser observadas criteriosamente, por isso é importante contratar junto um suporte técnico permanente e especializado.

Para quem quer se aventurar sozinho com a plataforma WordPress, deve tomar medidas de segurança mínima,  como por exemplo fazer um backup semanal. Devido ao seu tempo de existência e pelo tamanho da sua comunidade é relativamente simples localizar técnicos capacitados em WordPress no Brasil. 

Para quem não tem muita familiaridade com a plataforma, fazer um curso de WordPress pode ser uma boa alternativa.

Para o leitor que está desejando em um emprego na área de T.I, a dica é clara, se especialize em WordPress e atraia clientes de todo o mundo, a demanda por suporte técnico especializado em WordPress é global e crescente, é importante lembrar que para atender clientes de outros países é necessário também a fluência no idioma inglês.

O empreendedor digital com conhecimento mínimo em T.I. pode providenciar seu próprio suporte técnico, a curva de aprendizagem para operar um sistema baseado em WordPress é curta,  a partir de 60 horas de treinamento, se opera relativamente bem, tudo disponível nela.

Muitos empreendedores não estão interessados em meandros  técnicos de sistemas de software,  preferem focar seus esforços na geração de negócios,  e onde justamente nesta questão que a empresa do Ronaldo atua. “Acabamos por optar em trabalhar com um importante nicho de mercado para atuar com o WordPress, no setor de logística brasileiro, em especial o de transporte de veículos e mudanças”, completa Ronaldo.

Terceirizar  toda a parte técnica em sua primeira iniciativa na internet salva muitos recursos e é mais barato, mantendo toda a equipe da empresa focada em vendas.  Um cliente da empresa do Ronaldo que trabalha no setor de transportes de mudanças concorda com a afirmação. “Estou em busca de clientes, e o Ronaldo, cuida da parte técnica do site da minha empresa de mudanças Brasília,  é um serviço que se paga e possui um preço mensal popular”, completa Marcos da Silva, diretor da empresa Brasilar mudanças, também com sede em Brasília.

Para quem vai começar agora na internet a recomendação é utilizar a plataforma WordPress,  sempre lembrando que a instalação padrão é insegura, quando o empreendedor se sentir seguro o suficiente para colocar dinheiro na sua proposta digital é melhor contar com um suporte técnico de qualidade  e que responda rapidamente.

“Entregamos a todos os nossos clientes a segurança de ter uma operação digital que funciona todo dia,  somos focados em soluções para Micro e Pequenas Empresas de logística em todo o Brasil”, completa Ronaldo.

A empresa do Ronaldo acabou criando uma estratégia de atendimento a um nicho de mercado,  o que reduz muitos os custos e acaba por padronizar certas questões inerentes do nicho escolhido para oferecer suporte técnico, às empresas de transportes possuem as mesmas necessidades,  o que acaba gerando eficiência na proposta da empresa do Ronaldo. “Quem me contrata,  já sabe que eu mexo com logística, e já recebe um pacote pronto para começar a vender hoje” , concluiu Ronaldo.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos