Com um mundo que funciona cada vez mais de maneira conectada, é claro que se torna fundamental que as pessoas entendam um pouco de tecnologia e isso inclui os tipos de cabo mais comuns.
Afinal, qualquer um que veja um computador, uma televisão e outros equipamentos logo percebe que cada cabo tem a sua finalidade. Eles não estão conectados aleatoriamente aos aparelhos e é indicado conhecê-los para não errar na sua utilização.
A seguir, aprenda quais são os cabos mais vistos no meio da tecnologia e quais são as suas finalidades.
5 tipos de cabos mais usados e suas funções
1- Cabos de alimentação
É bem provável que alguém, ao tentar ligar um computador, por exemplo, tenha percebido que não havia alimentação elétrica. O mesmo ocorre com qualquer eletrônico que precisa estar recebendo energia para funcionar.
Normalmente, esses são cabos grossos: basta procurar pelo cabo de alimentação do computador, por exemplo. Ele sempre é mais grosso quando se faz uma comparação com os demais cabos.
2- Cabos de imagem
Os cabos de imagem também são muito importantes na tecnologia porque é por meio deles que se consegue ver imagens em uma tela.
É por isso que o monitor do computador tem um cabo de imagem, da mesma forma que a televisão. No entanto, diferente dos cabos de alimentação, eles não são sempre iguais.
Abaixo estão alguns dos tipos de cabos de imagem:
· HIGH-DEFINITION MULTIMEDIA INTERFACE
Mesmo que esse nome pareça meio complicado para muita gente, é fácil entender do que se trata quando se pensa na sigla HDMI. Afinal, esse é um cabo que praticamente todo computador e TV modernos têm.
Os eletrônicos utilizam cabos HDMI a bastante tempo: as televisões sempre têm entradas desse tipo, permitindo que se possa plugar notebooks e ver a imagem na sua tela, por exemplo.
Uma mostra de como o cabo HDMI segue sendo muito importante na tecnologia hoje é que o Playstation 4, relativamente recente, conta com entrada para esse tipo de cabo.
· DisplayPort
Inicialmente, o cabo DisplayPort não é conhecido por tanta gente, apenas por quem é mais ligado ao meio eletrônico.
Criado basicamente para se opor ao HDMI, ele também é dos anos 2000 e sua finalidade é a mesma.
Entretanto, a ideia dos seus fabricantes era que esse cabo de imagem se destacasse por permitir transmissões em 4K, o que era uma tecnologia muito mais impressionante há alguns anos.
Agora, porém, com a tecnologia 8k, a verdade é que o DisplayPort deixou de ser muito popular, apesar de ainda ser um cabo que se acha com facilidade em lojas de eletrônicos.
· VIDEO GRAPHICS ARRAY
Esse é um cabo de imagem bem mais antigo, que foi criado na década de 80 por uma das gigantes da tecnologia: a IBM.
Para quem não se recorda de que tipo de cabo é esse, é só lembrar da sua sigla: VGA. Tanto que esse cabo é bem comum em televisões mais antigas e em computadores, sendo ele que costuma conectar a CPU ao monitor.
· DIGITAL VISUAL INTERFACE
Chamado de DVI, esse é um cabo que foi criado bem depois do VGA, mas que ainda assim é mais “atrasado”. O seu foco é a transmissão de imagens e o erro é que ele “termina” sua usabilidade aí: não dá para transmitir som também.
Por exemplo: quando se conecta um computador a uma TV por meio do cabo HDMI, isso basta para que se ouça o áudio também.
Quando se usa um cabo DVI, apenas a imagem será transmitida, sendo preciso outro equipamento ou outro cabo para que se consiga ouvir o áudio.
· RADIO CORPORATION OF AMERICA
O último tipo mais comum de cabo de vídeo é o RCA, que nem mesmo é visto com frequência nos eletrônicos hoje em dia.
Antes, especialmente quando se tratava de TV de tubo, era comum ver fios que tinham diferentes cores e que tinham de ser conectados à cor correta.
Um deles era para o áudio, o outro era para o vídeo e havia ainda mais cabos. Hoje, o RCA já foi abolido quase por completo.
3- Cabos de transferência
Quem nunca precisou conectar um cabo ao computador para que os dados que estavam em um celular, como foto, pudessem ser “passados”?
Isso só foi possível porque se usou um cano de transferência, como o USB, que é o mais popular para essa funcionalidade.
Mesmo esse tipo de cabo tem algumas divisões, que fazem com que ele transmita dados de forma mais rápida, sem contar que há também o USB chamado de universal.
4- Cabo Ethernet
O cabo Ethernet é um dos nomes de cabos mais conhecidos, ele é aquele usado para que se possa conectar um dispositivo à Internet banda larga. Normalmente, é um fio grosso, que tem cor cinza ou amarela e que fica ligado no roteador ou modem e no computador.
É bem comum que notebooks que aceitam conexão wi-fi sejam plugados ao cabo Ethernet quando existe necessidade de mais estabilidade de rede, como em uma videochamada.
5- FireWire
É um cabo bem semelhante ao cabo de alimentação, mas ele era mais visto em impressoras e em equipamentos desse tipo. Porém, não é mais habitual ver o FireWire nos aparelhos de hoje.
Como manter os cabos usados na tecnologia?
Um dos principais problemas, quando alguém percebe que um equipamento não está funcionando ou não está conectado, é que o seu cabo apresenta um dano.
Por causa disso, é muito importante entender como se pode preservar os tipos de cabos e garantir que as suas funcionalidades sejam maior.
Primeiramente, nunca dobre esses cabos, mesmo que sejam mais grossos, pois é possível quebrar a fibra interna e isso tornará o cabo inutilizável.
Outro detalhe é que se deve deixar os cabos usados na tecnologia longe dos raios solares e de altas temperaturas, no geral, já que isso pode fazer com que haja um derretimento do plástico que reveste a fibra, evitando ainda os lugares com umidade.
Conclusão
Neste artigo pudemos conhecer os diferentes tipos de cabos e conectores e as suas funções. Desde cabos de alimentação, cabos de áudio e vídeo, cabos de rede e cabos HDMI, cada um deles tem uma finalidade específica e características únicas para atender às necessidades de conexão em dispositivos eletrônicos.
Compreender as diferenças entre todos esses cabos pode te ajudar a garantir uma conexão confiável e de alta qualidade, além de prevenir danos futuros aos seus equipamentos eletrônicos.