Não tem seguidores online nas redes sociais e está se perguntando se o seu podcast ainda pode ser um sucesso? Tenho boas notícias… com certeza pode.
Se você olhar as tabelas de podcast, os dez programas principais não são dominados por celebridades e ter um perfil não é um pré-requisito para o sucesso do podcast.
Os fatores que têm mais impacto são se você tem uma ótima ideia que atrai o público e se está apresentando seu programa de maneira consistente. Faça isso e você poderá construir um podcast de sucesso, mesmo sem seguidores.
Pense muito sobre a sua ideia
Quando você está começando do zero, torna-se ainda mais importante ter uma ideia claramente definida que agregue valor ao público.
Eu vejo muitos programas fracassarem porque foram feitos com o ego de alguém em mente, e não com o público, então certifique-se de pensar em seus ouvintes primeiro.
Pense no que atrairia o público porque, idealmente, você deseja criar um programa que as pessoas estão procurando, em vez de tentar forçar as pessoas a ouvir um programa no qual não estão interessadas.
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Escolha o nicho certo
Quando você não tem seguidores, não pode lucrar com o fato de que há um público pronto para ouvir o que você cria, então você tem que dar ao seu programa a maior chance de se destacar.
Se seu programa está em uma categoria competitiva, pense em como você pode ajustar seu conteúdo para que pareça diferente do que já está disponível.
Se o seu podcast se encaixa em algumas categorias diferentes, escolha aquela que é menos competitiva para que você tenha a maior chance de aparecer nas paradas dessa categoria.
Seja criativo com sua promoção de podcast
A promoção é essencial para qualquer podcast, mas torna-se ainda mais importante quando você está lançando um programa sem seguidores.
Você quer que seu programa seja visto pelo maior número possível de pessoas diferentes. Então, para conseguir isso, você precisa compartilhar seu programa de várias maneiras diferentes.
Se você estiver gravando em lote seus episódios (o que é uma ótima ideia), você pode usar o conteúdo que tem no banco para criar postagens de mídia social que darão às pessoas uma amostra de seu programa antes de ele ser ao vivo. Isso pode ajudar a criar impulso, o que é realmente importante quando você está lançando um novo programa.
Depois que seu podcast estiver ao vivo, você deseja dividir cada episódio em vários pedaços de conteúdo para que você compartilhe seu podcast de maneiras diferentes, por exemplo, audiogramas, citações e postagens de blog.
Depois de obter seu conteúdo, certifique-se de usar hashtags para o seu nicho, de modo que seu podcast apareça quando as pessoas estiverem procurando por ele.
Certifique-se de que você está nas mesmas plataformas de mídia social que seu público
O gerenciamento de mídia social leva muito tempo, então é melhor fazer bem uma ou duas plataformas do que tentar estar em todos os lugares.
Quando estiver pensando em quais plataformas focar, pense em onde seu público provavelmente estará. Se o seu público gosta de conteúdo visual, use o Pinterest e / ou Instagram. Se o seu programa é mais político ou baseado em notícias, você provavelmente vai querer se concentrar no Twitter.
Além disso, pense se você pode usar suas próprias contas pessoais ou se precisará criar um novo perfil para o seu programa.
A mesclagem de perfis pode não ser possível se houver um conflito entre seu conteúdo pessoal e a marca de seu programa. Mas se funcionar para combinar os dois, é uma boa ideia fazê-lo porque você não estará construindo seu perfil do zero.
Acesse sua rede de familiares e amigos
No início, as pessoas que seriam mais fáceis de convencer a ouvir seu programa são aquelas que já o conhecem.
Então tweet, facebook, e-mail … o que for preciso para envolver as pessoas, porque fazer com que elas se inscrevam no seu programa nos primeiros dias pode ajudar a colocá-lo nas paradas e construir o impulso necessário para aumentar seu público.
Envie seu programa para todos os diretórios de podcast
Isso pode parecer um acéfalo, mas algumas pessoas não percebem que você tem que enviar seu programa para diretórios como Apple Podcasts, Google Podcasts e Spotify.
Se você quiser aumentar seu público, é essencial que seu programa esteja em todos os lugares onde as pessoas estão ouvindo podcasts, então certifique-se de enviar seu programa para o maior número possível de aplicativos de podcast.
Preste atenção ao seu podcast SEO
Otimizar o seu podcast para pesquisa é realmente importante para a descoberta, especialmente desde que o Google entrou no espaço do podcasting.
Agora, quando as pessoas estão procurando por palavras-chave em seu nicho, se o seu conteúdo for otimizado corretamente, o Google pode exibir resultados de pesquisa reproduzíveis, mesmo que a pessoa que esteja pesquisando não tenha ideia do que é um podcast ou de quem você é.
O SEO também é importante para as pessoas que pesquisam em aplicativos de podcast, portanto, se você deseja exibir seu programa para o maior número possível de pessoas, acertar é muito importante.
O poder do tempo extra
Para focar na parte estratégica do seu podcast, se não ele nunca irá crescer. Dessa forma, se possível você deve parar de fazer tarefas operacionais, hoje em dia isso é muito fácil você pode contratar Freelancer. Hoje em dia existem plataformas como Workana, 99 Freelas e a BID Digital.
Apareça para os ouvintes que você tem
Mesmo se você não tiver muitos deles, quer ter certeza de que está aparecendo para as pessoas que estão aparecendo para você, porque o boca a boca ainda é uma das maneiras mais poderosas de desenvolver um podcast.
Eu sei que pode ser difícil manter algo que está demorando muito para ganhar força, mas é por isso que ter paixão pelo seu podcast é essencial se você quiser que ele tenha sucesso.
Essa paixão é o que vai mantê-lo entregando conteúdo de alta qualidade de forma consistente, mesmo quando você tem apenas um punhado de ouvintes.
É esse compromisso que é essencial para aumentar o seu público e que acabará por tornar o seu programa um sucesso.