Como Organizar os Estudos Para o Enem 2018

Compartilhe

Nesse post selecionamos as melhores dicas de como organizar os estudos para o Enem, fazendo com que avance de forma eficaz e dinâmica. A prova do Enem se aproxima e você não pode ficar para trás. Pensando nosso criei uma lista de ações para otimizar seu tempo, para que você venha ter os melhores resultados nas provas do Enem 2018.

 

Como Organizar os Estudos Para o Enem 2018 - Curso segredos do Enem

Organize seu tempo

Essa sem dúvida é uma das principais ações de como organizar os estudos Para o Enem 2018. Primeiramente, você deverá fazer uma relação de todas as atividades diárias que você faz. Se você tem uma vida muito corrida, seria bom anotar em um caderno. Por exemplo, observe a rotina diária de João (nome fictício): 8:00 hs da manhã trabalho; 17:00 hs academia; 19:00 hs escola. Um estudante com uma rotina desse tipo, teria que organizar o horário de estudo para o Enem, pela noite, já que ele passa o dia todo com várias ocupações. Essa pessoa poderia estudar a partir das 10 da noite, vale lembrar que ao organizar seu tempo tenha limites, início e término. Estudar sem definir horário para começar e para terminar, poderá tornar um estudo desorganizado. Sendo que dias estudará mais, trazendo exaustão e dias estudará pouco, porque do cansaço do dia anterior e isso não é bom. A organização do tempo é o primeiro passo para que os estudos fluam, de forma que te façam obter os melhores resultados.

Dica importante: A prática de atividades físicas poderá ser de muito aproveito para aliviar o stress causado pelos trabalho e estudos.  

Posts Sugeridos: 

Português Prático- Melhor curso de língua portuguesa

O curso de inglês AGORA EU FALO é bom?

 

Defina um cronograma inteligente

Organize um cronograma de estudos semanal. Vale lembrar que deverá tirar pelo menos um dia da semana para o descanso. Em um caderno ou em uma planilha no computador, faça uma tabela. Nela deverá ser listada os dias da semana, cada um com as matérias e os horários que serão estudadas.  Nessa tabela intercale os dias de acordo com a quantidade de matérias, evitando repetir a mesma disciplina um dia após o outro.

Dê ênfase nas matérias mais difíceis ou mais chatas

Pense naquelas matérias onde você tem mais dificuldade ou até sente pavor em mencioná-la. Dê uma atenção especial a elas e crie formas de superar esse desconforto. Na maioria das vezes as matérias onde não saímos tão bem nas provas são as mesmas que mais odiamos. Por isso procure métodos menos chatos, os vídeos aulas poderão ser a forma mais eficaz para combater esse ódio que temos que alguma disciplina. Quando falo vídeos aulas, me refiro àqueles onde o professor se comunica de forma um pouco divertida e espontânea, com uma didática inovadora.

Faça muitos exercícios

 Fazer exercício é de fundamental importância para qualquer estudante ter os melhores resultados no dia da prova. Muitas pessoas estudam muito para o Enem, porém não tem bons resultados na prova por este motivo. As vezes elas estudam muito, porém não fazem exercícios.

O ideal é que ao termino de cada conteúdo você faça exercícios relacionados. Por que fazer exercícios ajuda no aprendizado? Fazer exercícios irá te ajudar fixar os conteúdos estudados e aprender errando, isso mesmo. Cada vez que você errar uma questão revise o conteúdo e refaça essa questão, te garanto que nunca mais irá errá-la novamente. Quanto mais você responder a maior quantidade de questões, fortalecerá seus conhecimentos para a prova do Enem.

Algumas dicas muito importantes de como organizar os estudos para o Enem

Se estiver ao seu alcance faça um curso preparatório, pois ele te deixará um passo na frente de muitos concorrentes;

Seja comprometido com os estudos: se você deseja realmente obter uma boa nota nas provas do Enem, abandone baladas, bailes, bebedeiras etc., pois os tais roubarão seu foco;    

Treine redação: a única prova que vale 1000 pontos é a de redação, por este motivo treine muito. Estude as técnicas de como fazer uma boa redação, também esteja bem atualizado com o cenário atual (assista jornais). Se capacite na gramática pois a redação exigirá um bom domínio do português e da norma culta;

Fique atento ao Edital, observe todas as disciplinas, em especial “Linguagens, códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) ”, …;  

Não passe o dia inteiro estudando, pois isso poderá gerar sobrecarga, atrapalhará bastante a concentração e afetará o aprendizado; 

Se for possível estude em um período do dia que te renda mais. Por exemplo, eu não gosto de estudar pela manhã, percebo que estudar pela tarde ou noite me proporciona melhores resultados. Já outras pessoas preferem estudar pela madrugada devido ao silêncio;

Estude bastante, porém reserve um dia da semana para lazer, faça o que te proporcione bem-estar, pois nosso corpo precisa relaxar.

Peço a todos que compartilhem este post, para que mais pessoas possam se preparar de forma eficaz para o Enem 2018 e consigam alcançar a tão sonhada aprovação. Não se esqueça de ativar o sininho do lado esquerdo da sua tela. Ativando o sino sempre que sempre postarmos novidades você receberá uma notificação. Bons estudos a todos e um forte abraço!

Post “como organizar os estudos para o Enem”, criado por Fredson Santana em 29 de maio de 2018.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *