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Influenciador Digital: o que é e como se tornar?

Influenciador digital

Desejar saber tudo sobre influenciador digital: o que é e como se tornar um profissional dessa área? Então, confira nossas dicas, este artigo está recheado de informações sobre o assunto.

A internet se tornou um lugar onde as pessoas se divertem e também ganham sua renda, sem precisar sair de casa. O consumo de produtos, serviços e informações é cada vez maior.

Na internet é possível notar uma presença cada vez maior de influenciadores digitais. Ou seja, pessoas capazes de influenciar a vida de outras por meio digital.

Mas afinal, o que é e como se tornar um influenciador digital? Este artigo traz as informações essenciais a respeito deste tema.

O que é um influenciador digital?

Como já foi dito, os influenciadores digitais são pessoas que influenciam outras usando o universo digital. Esta influência pode interferir nas opiniões, no comportamento e nos padrões de consumo dos seguidores.

Esses influenciadores usam vários canais de comunicação para interagir com o seu público. Os mais conhecidos são Facebook, Instagram, Youtube, tik tok e blog.

Também os canais no Telegram podem ser um ótimo meio de comunicação para influenciadores. Com eles, é possível expandir seu alcance e manter o seu público ainda mais engajado.

Muitas pessoas tem o desejo de se tornar influenciadores, ainda mais que é possível realizar parcerias e ganhar um bom dinheiro nesta nova profissão.

Mas será que existe algum segredo? Não, necessariamente, mas existem algumas estratégias importantes que a pessoa deve ter para se tornar um influenciador digital.

Como surgiu essa profissão?

Os influenciadores digitais são profissionais que trabalham com o marketing de influência. A nova profissão surgiu com a expansão das redes sociais e atualmente as pessoas ganham com isso.

Porém, apesar desse novo trabalho ser criado em pleno avanço tecnológico, essa técnica de influenciar a opinião já era utilizanda desde 1760. Atualmente, no meio digital, essa modalidade pode alcançar um número impressionante de pessoas interessadas em assuntos específicos.

Como se tornar um influenciador digital?

Sabemos que o marketing digital beneficia empresas e todos que fazem uso dessa ferramenta. Mas o influenciador digital precisa ir além disso. Ele deve sim fazer uso do marketing na sua estratégia, mas precisa também seguir esses passos que mostraremos aqui!

influenciadores digitais
Imagem: Pexels

Ter um perfil conhecido e se tornar um influenciador digital não é tão fácil assim, existem algumas atitudes importantes que podem ajudar.

Ter empatia e carisma

Primeiramente, um influenciador digital deve ser uma pessoa carismática e conquistar o seu público através de sua simpatia.

Dificilmente existirá um influenciador digital impaciente e que trate mal seus seguidores. Por isso, se você deseja ser um influenciador, saiba que você precisa vencer qualquer tipo de timidez e ser uma pessoa interativa e carismática com seus seguidores.

Escolha um nicho de mercado

Um aspecto importante é o nicho de mercado, ou seja, você precisar escolher sobre o que vai falar e com quem. Não dá para querer atingir todo mundo, porque no fim não atingirá ninguém.

Quando o influenciador se limita a falar sobre um tema, ele está se especializando e se tornando uma autoridade no assunto.

A escolha do nicho de mercado direciona um conteúdo mais didático. E assim ficará também mais fácil também atrair marcas nesse nicho.

Esses são alguns exemplos de nicho de mercado: moda íntima para mulheres, alimentação saudável ou ainda o nicho de cosméticos veganos.

Criar conteúdo relevante e de qualidade

O influenciador digital deve criar um conteúdo que tenha qualidade e desperte o interesse do seu público.

De nada adianta postar lindas fotos se elas não estiverem dentro de um contexto e de um propósito. O seguidor se interessa por informações que tragam relevância para o seu dia a dia ou para sua vida.

Com certeza os vídeos e fotos são uma forma de conteúdo atraente, mas eles devem ser parte de um conteúdo que traga relevância ao seu público.

Criar um conteúdo pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para aqueles que estão começando. Por isso, uma dica valiosa é observar o perfil de influenciadores que sejam do mesmo o nicho que o seu e já tenham uma grande influência e sejam vistos como uma autoridade.

Tenha estratégias para acelerar o crescimento de seu perfil

Mais do que ter seguidores é importantes ter seguidores de qualidade. Porém, ter um bom número de seguidores fiéis que o acompanhe traz autoridade.

Uma boa estratégia para aumentar o número de seguidores é realizar as chamadas collab. As collabs são parcerias de conteúdo entre dois ou mais influenciadores. Por exemplo, um vídeo ao vivo, foto ou qualquer outro tipo de conteúdo.  Isso ajuda a divulgar o trabalho de ambos influenciadores.

Além disso, a estratégia das hashtags também é muito boa. Elas funcionam como uma espécie de link que leva o usuário ao tema específico. Isso é uma forma muito comum de encontrar perfis que atuem em determinado tema.

Tipos de influenciadores digitais

Normalmente, os tipos de digital influencers são levados em consideração para empresas e marcas que buscam fazer parcerias.

Logo abaixo, veremos os principais tipos de influenciadores digitais e o que eles podem representar.

  1. Celebridades: os Influenciadores celebridades possuem grande audiência. Alguns deles se originaram da internet, outros já eram famosas, como exemplo, atletas, cantores, atores e outros.
  2. Autoridade: o influenciador autoridade domina assuntos de um determinado segmento ou de uma área. Geralmente, ele é um profissional bastante respeitado e é uma referência no ramo. Por exemplo, existem influenciadores chefes de cozinha, tem até quem garanta preparar os melhores cafés do Brasil. Não importa se é um jornalista, personal trailer, mecânico ou mesmo um cozinheiro: o que eles tem em comum é o poder de persuasão.
  3. Jornalista: O influenciador jornalista, normalmente, cobre diversas pautas de interesse público e geralmente trabalham para emissoras rádio ou tv.
  4. TrendSetter: um Influenciador Trendsetter é conhecido por liderar. Esse infuencer defende causas ou pensamentos e tem domínio no que fala.

Vale a pena se tornar um digital influencer?

Para quem está disposto a trabalhar exclusivamente pela internet; sabe se comunicar bem e é comprometido com o que faz, essa profissão pode ser uma das melhores.

Mas, antes de tentar se tornar um profissional desse ramo, observe se você tem facilidade de se comunicar e se isso é realmente algo que você está decidido e fazer com afinco.

Para se tornar um digital influencer é preciso ter bastante esforço, persistência e dedicação. Mas com um certo tempo os resultados vão aparecer.

Também é necessário investir em equipamentos para gravação, tais como: câmeras, microfone, computador para edição, etc.

Portanto, se você deseja ser um influencer digital, não deixe de seguir essas dicas. Também esteja sempre atualizado sobre o mundo das redes sociais e suas constantes evoluções.

Considerações finais

A carreira de influenciador digital é algo lucrativo, mas demanda de esforço e de alguns equipamentos básicos. Sendo assim, o investimento é pouco e o retorno financeiro pode ser alto, a depender de seu trabalho e de suas estratégias.

Existem ferramentas como a Mr. Follower que auxilia nas estratégias do influenciador, para que o mesmo consiga alcançar mais pessoas.

No entanto, algumas práticas inteligentes podem ser emplementadas, visando adquirir uma base sólida de contatos, uma vez que algumas dessas redes sociais podem deixar de existir.

Além disso, é muito importante que você saiba como gerar leads com o Instagram e em outras redes sociais. Fazendo isso, você poderá ter uma comunicação mais direta com o seu público e até fazer publicidade mais direcionada.