Ministro da Economia, Paulo Guedes, autoriza a implementação do teletrabalho no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com a portaria Nº 241, de 23 de maio de 2019, publicado no Diário Oficial da União, fica autorizado ao INSS a integrar o programa de gestão, em experiência-piloto, na modalidade teletrabalho.
De acordo com a portaria fica autorizado: análise de requerimentos de reconhecimento inicial de salário-maternidade; análise de requerimentos de reconhecimento inicial de aposentadoria por idade; e análise de processos com indícios de irregularidade.
Leia abaixo, reprodução da portaria:
Situação do INSS X Concurso Público
Essa será uma das medidas do INSS para diminuir o déficit, assim como aumentar a eficiência e a produtividade do órgão, porém a necessidade de novo concurso público é inevitável.
O INSS hoje conta com um defasamento no quadro de servidores, atualmente, ao todo, são cerca de 19 mil cargos vagos.
Confira também tudo sobre ministério do trabalho Sorocaba.
No mês passado MPF encaminhou um pedido ao Presidente do INSS e ao Ministério da Economia recomendação formal a tomada as medidas necessárias para a realização de novo concurso. Na ocasião o ministro Paulo Guedes não quis comentar sobre o assunto. O mesmo deve enviar esclarecimentos até o dia 11 de junho ao Ministério Público Federal.
Leia Também: Concurso do INSS – O MPF Encaminhou Pedido Para Autorização do Concurso
No certame para 2019, há expectativa que as vagas serão para cargos de Técnico, que exige nível médio; Analista e Perito do Seguro Social, que exigem nível superior. O cargo mais cobiçado é o de Técnico do Seguro Social, isso porque o número de vagas será maior e exige apenas Nível Médio, com salário de R$ 5.344,87 já acrescido de benefícios.
Está estudando para concursos públicos e precisa de um bom celular? Confira nosso artigo sobre o Smartphone Positivo Q20.