Não são todas as pessoas que reconhecem o papel das empresas de TI em época de pandemia. No entanto, elas estão ali agindo de maneira invisível mantendo toda uma estrutura de pé que damos como garantida, mas que na verdade tem um custo significativo e que precisa ser cuidada, otimizada e gerida todos os dias para poder alcançar os melhores resultados possíveis. Isso vale desde as suas lojas favoritas em Rappi até os serviços de streaming, video-game e outras opções.
Hoje em dia, são muitas as empresas de TI e os serviços que usam esse tipo de recursos. São tantos a ponto de sequer enxergamos a presença deles. Estão totalmente integrados na sociedade. No entanto, imagine ficar alguns minutos sem um serviço de TI e você notará a importância deles. Nessa pandemia do novo coronavírus, inclusive, as equipes de TI podem ajudar a salvar vidas. Parece exagero, mas você verá nos exemplos abaixo como não é
Conheça 8 livros sobre Tecnologia e inovação ótimos para quem gosta do assunto.
Para entender melhor o papel das empresas de TI em época de pandemia, siga a leitura abaixo!
Qual o papel das empresas de TI em época de pandemia?
Antes de falarmos sobre o papel das empresas de TI em época de pandemia, precisamos primeiro explicar o que se entende por uma empresa de TI. Afinal, para muitos, empresas desse tipo são apenas as de assistência técnica.
Toda empresa que trabalha com tecnologia da informação, desde aplicativos até ecommerces, passando por serviços digitais, são empresas de TI. Por isso, é importante ter isso em mente ao entender o impacto desses negócios na pandemia.
Permite a obtenção de alimentos
Uma das grandes responsabilidades das empresas de TI durante a pandemia é a de viabilidade que as pessoas possam obter alimentos necessários para a sobrevivência. Isso inclui fazer compras em supermercados ou fazer pedidos em restaurantes delivery.
As empresas de TI ajudam nessa área ao desenvolver os aplicativos que conectam os consumidores às empresas que vendem os alimentos, além de viabilizar modelos de pagamento e deixar tudo no ar para que seja um sistema funcional.
Dessa forma, as pessoas podem ficar em casa e fazer pedidos via Internet com tudo que precisam. Apenas os entregadores estariam na rua, em teoria, reduzindo o risco de contaminação e cumprindo um serviço essencial para a sociedade.
Para se ter noção da importância desse tipo de ação, os aplicativos de delivery cresceram 187% em 2020, quase o triplo do que tinham em 2019, por causa da pandemia.
Garante informações
Hoje em dia, uma das grandes dificuldades das pessoas na pandemia do novo coronavírus é lidar com a falta de informações ou dados desconexos que são revelados.
No entanto, as empresas de TI também ajudam nisso. São elas que mantém os sites da imprensa no ar, que divulgam as lives de cientistas e que permitem que as pessoas acessem dados atualizados segundo a segundo em seus celulares.
Isso é essencial para divulgar bem as técnicas de segurança e proteção contra o coronavírus, além de dar uma perspectiva do que estamos vivendo. É essencial ter esse acesso informativo para salvar vidas.
Ajuda no contato entre pessoas
Outra dificuldade significativa para as pessoas nessa pandemia é ficar tanto tempo longe dos familiares, amigos e conhecidos. Sem poder ir passar um aniversário ou Natal com alguém próximo, o sofrimento é grande.
No entanto, as empresas de TI ajudam a aproximar as pessoas com softwares de videochamada. Eles permitem que as pessoas possam fazer ligações e conversar em tempo real com todos os amigos, conhecidos e familiares. Isso diminui o peso da saudade, especialmente dos mais idosos, e ajuda a conservar as forças para ficar em casa.
Ajuda as pessoas a ficar em casa
Outro recurso que ajuda as pessoas a ficar em casa é o conforto. O TI ajuda nisso também. Um exemplo são os canais de streaming e sistemas de jogos disponíveis para as pessoas.
Além da parte prática, as empresas de TI ajudam também no suporte disso tudo. Um exemplo foi a redução de qualidade dos vídeos da Netflix no auge da pandemia para evitar que o serviço caísse e estimulasse as pessoas a sair.
Melhora o diagnóstico e tratamento
Por fim, as empresas de TI também ajudam diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Tecnologias informacionais ajudam as autoridades a tomar decisões políticas que vão reduzir o ritmo de contaminação. Além disso, um sistema de IA consegue detectar a Covid-19 mais facilmente.
E aí, viu qual o papel das empresas de TI em época de pandemia? Deu para ver que, de fato, essas empresas estão realmente ajudando a salvar vidas e dizer isso não foi nenhum exagero? Pois bem! Aos poucos, nossa sociedade vai ficando cada vez mais dependente da tecnologia da informação e isso pode ter pontos positivos, mas também pode trazer alguns outros negativos.
Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais e pergunte a opinião dos seus amigos sobre o tema!