A tecnologia mudou o modo como todos vivem, inclusive dentro da medicina e outras profissões. Isso porque o mundo teve que seguir os avanços que ela oferece.
Com a tecnologia, não se tornou apenas mais inteligente o modo de se viver, mas também mais prático e otimizado.
Qualquer notícia que você queira saber basta acessar um celular com internet.
Dentro da área de prestação de serviço, inúmeras tarefas puderam dar maior e melhor qualidade. Portanto, teve um grande acréscimo no quesito qualidade.
Existem diversas vantagens que se pode achar dentro da tecnologia, principalmente quando se trata da área médica. Então se você quer saber mais sobre o assunto, veja abaixo.
Importância da tecnologia na medicina
Tanto os profissionais quanto os pacientes foram marcados pela evolução da tecnologia na medicina ao longo do tempo.
Com um olhar mais atencioso é possível perceber então que a todo momento novidades vem vindo, trazendo então mais qualidade nas áreas de:
- Prevenção;
- Diagnóstico;
- Tratamento de doenças;
- Entre outras condições.
A tecnologia não tem ajudado só nos dias de hoje para a saúde, visto que as aparelhagens e ferramentas usadas ajudam há anos nos diagnósticos positivos.
Geralmente quando se fala em tecnologia na medicina, muitas pessoas tem em mente uma ideia futurística como os cirurgiões robôs e cuidados com célula tronco.
No entanto, a relação entre tecnologia e medicina já é longa. Atualmente, o que sabemos hoje só foi possível graças aos avanços do passado.
Seria inviável investigar então as áreas internas do corpo de modo que não fosse invasivo sem peças para análises por imagem, como os aparelhos de:
- Raio x;
- Ultrassom;
- E ressonância magnética.
Entender o corpo humano também se tornou mais fácil com o apoio da tecnologia, pois a expectativa de vida acabou aumentando.
Desse modo, soluções mais rápidas para os problemas acabaram sendo encontradas.
Hoje, o que continha grande risco no passado, passou a ter uma taxa de cura bem alta na atualidade graças aos avanços de:
- Pesquisa;
- Ciência;
- E tecnologia.
Linha do tempo da medicina
Durante o período de idade média entre os séculos V e XV, já se podia ver a elaboração de remédios para tratar doenças da população.
Um desses remédios foi um tipo de anestésico que misturava os seguintes ingredientes:
- Suco de cicuta,
- Suco de alho,
- Ópio,
- Vinagre,
- E vinho.
Essa mistura era dada então ao paciente antes que ele fosse fazer uma cirurgia.
A receita era arriscada, pois em caso de colocar doses erradas, poderia levar o paciente à morte.
Naquela época, as cirurgias só eram feitas em casos de muita urgência. Isso porque os processos não eram muito seguros, pois faltava:
- Higiene;
- Infraestrutura;
- Conhecimento.
Era muito comum então, ver barbeiros fazendo cirurgias com as mesmas peças que faziam uso durante sua hora de trabalho.
Já no fim do século XV, as aplicações feitas para as universidades acabaram dando forças para o estudo de ciências como:
- Anatomia;
- Física;
- Biologia;
- Química.
Foi então a partir dessas ideias um pouco mais específicas, que os especialistas conseguiram fazer novos meios de usarem suas ideias junto de suas tecnologias.
Para que assim então, a medicina pudesse se elevar e se tornar algo mais confiável para os outros.
Marcos da tecnologia na história
Um dos adventos tecnológicos que mais inovou a medicina da época, foi o aparelho de raio X no fim do século XIX.
O uso deste aparelho gerou um grande impulso dentro da medicina e desde então, os médicos puderam testar o corpo sem que fosse preciso usar meios invasivos.
Já no início do século XX, os cientistas criaram diferentes formas para estudar a ação do músculo cardíaco.
A partir daí, foi criado a máquina de eletrocardiograma feita por Willem Einthoven. Por essa invenção, recebeu o Nobel de fisiologia e medicina por conta de sua contribuição.
Outro aparelho vital dentro da medicina é o tomógrafo. Isso porque ainda que o raio x consiga entregar boas imagens, ele é limitado.
Assim, o aparelho pode ter várias imagens de modo mais amplo, fazendo com que vários ângulos fossem explorados para poder ver lesões menores.
Comunicação, tecnologia e medicina
Além de tudo isso que foi mostrado, claro que outro ponto que impacta bastante a medicina, são as tecnologias usadas para se comunicar.
Como por exemplo, a criação da telemedicina é algo que facilitou o acesso de médicos a seus pacientes.
Isso porque ela tem tecnologia da informação e comunicação para que se possa dar laudos à distância.
A telemedicina também não é algo dos tempos de hoje. No passado já era possível usá-la por meio do telégrafo.
Com a invenção do telefone, esse salto no meio de comunicação foi facilitado por meio de mensagens de voz.
Com anos de evolução, passando pelo código morse e pelo rádio na segunda guerra, pudemos chegar hoje na era da internet.
Apps, chats e outros meios de conversa acabaram deixando mais fácil o trabalho de um médico frente a sua equipe e também ao paciente.
A telemedicina hoje, já ajudou várias pessoas incapazes de se deslocar ou de ir a algum lugar específico a receberem atendimento.
Por meio então de consultas à distância, se torna possível que os médicos façam as seguintes coisas:
- Acompanhem;
- Cuidem;
- Previnam;
- Diagnostiquem.
Todos esses cuidados para que não se tenha demora nos cuidados dos indivíduos. E tudo isso é feito graças a tecnologia e o desenvolvimento de softwares.
Engana-se quem pensa que as mudanças e contribuições param por aqui. A tecnologia é uma ferramenta de constante mudança.
Sendo assim, para que se possa se manter atualizado no que está acontecendo, é preciso acompanhá-las.
Veja também as profissões do futuro!
Conclusão
Por fim, vimos então um pouco sobre tecnologia e medicina, e os impactos que ela causou ao longo dos anos fazendo com que os médicos tivessem mais recursos.
A tecnologia impacta todos os dias a vida de milhares de pessoas. Dentro da área médica, muitos pacientes só estão vivos por conta de algum aparelho que mantém sua vida ligada.
Portanto, não se pode ignorar todos os fatores que ela trouxe até hoje, dos mais simples, aos mais complexos. Podendo fazer então, uma maior observação sem prejudicar demais um paciente.
Conte aqui qual impacto tecnológico dentro da área médica mais te surpreende, e compartilhe então este conteúdo com mais pessoas.