Quando Começou a Evolução dos Notebooks?

Toda tecnologia não surge de uma hora para outra, elas normalmente passam por um processo de desenvolvimento, onde cada etapa é significativa para que haja uma boa evolução. Enfim, quando começou a evolução dos notebooks? Confira neste artigo!

Com os notebooks essa revolução não foi diferente, houve muito trabalho para que você tivesse um, de qualidade, à sua disposição.

Com curso de informática é possível conhecer ainda mais essa ferramenta e poder desfrutar dela o máximo possível.

Mas hoje gostaria de falar um pouco mais sobre como estes computadores compactos revolucionaram nosso dia a dia.

Quando começou a evolução dos notebooks?

Alguns levantamentos mostram que 64% das pessoas usam notebook tanto para trabalhar como para estudar, além disso, foi descoberto que no Brasil existem cerca de 424 milhões de dispositivos em uso, como mostra a 31ª Pesquisa Anual do FGV cia.

Então você pode perceber que a quantidade de notebook usados é muito alta, principalmente em relação às suas novas tecnologias à disposição.

Tudo isso começou bem lá atrás, em uma época onde até mesmo a internet seria um assunto um tanto quanto distante do cotidiano.

Início dos anos 80

Nesse período de tempo começou um processo muito interessante de informatização, porque as pessoas faziam pouco tempo que estavam entrando em contato com a ideia de PC, devido ao Apple 2, enquanto o mundo estava vendo o IBM Personal Computer ser lançado na informática.

O IBM Personal Computer foi o primeiro a lançar o sistema operacional DOS. Nesse período houve um impacto muito grande nesse lançamento, levando o conceito de PC a ficar ainda mais forte.

O mundo começou a perceber, então, que o uso do computador era algo promissor e revolucionaria o mundo, e de fato estavam certos. Mas ainda era comum que as únicas pessoas que usavam computadores pessoais fossem empresários executivos.

Nesse período foi lançada uma grande quantidade de computadores que fizeram a diferença na vida de todos que adquiriram. Mas pense você mesmo como seria importante ter algo portátil com uma bateria acoplada. Seria muito bom, porém ainda era o começo.

Tudo era novo no mundo da informática nessa época, imaginar um computador que poderia ser levado para qualquer lugar seria quase que loucura, mas isso com certeza seria uma questão de tempo.

A chegada do computador portátil

O principal salto começou através de Adam Osborne que lançou o primeiro modelo em 1981.

Esse foi o primeiro computador que era completamente portátil. Não era um eletrônico leve, pois pesava cerca de 12kg e a sua tela não era das maiores, porque tinha apenas 5 polegadas.

A quantidade de vendas desse computador foi de 10 mil exemplares. Nessa época não havia concorrência e por isso a empresa se destacou nas vendas até que os concorrentes começaram a fazer os seus próprios modelos.

Com a entrada de competidores a empresa de Osborne 1 veio à falência em 1983. E o que faltou em seus sistemas, e que levou os concorrentes a crescerem, foi a questão da versatilidade dos computadores desktops.

Os desktops da época precisavam de um sistema operacional que fosse compatível com eles, e os tipos de computadores Osborne 1 tinham um sistema operacional fixo.

Diante disso, foi lançado o primeiro computador portátil que era compatível com o IBM, lançado em 1982 pela Compaq.

Veja só uma descrição do que continha o primeiro computador portátil:

  • 12,5 kg
  • CPU de 4,77 MHz
  • Memória RAM de 128 KB
  • Disco de 320 KB  
  • Monitor CRT de 9 polegadas.

Tudo isso fez com que o computador fosse compatível com o DOS e a empresa pudesse ter nome no mercado com grande quantidade de vendas.

Tempos depois foi lançado o Epson HX-20 com basicamente as dimensões que tem uma folha de caderno A4 e pesava cerca de 1,5kg.

O desenvolvimento de um mercado promissor

Depois do lançamento dos primeiros computadores as empresas começaram a investir muito nessa nova tecnologia da informática, dessa forma o mercado começou a ganhar modelos novos e cada vez mais avançados, o que levou a grande concorrência.

Evolução do notebook
Imagem: pixabay.com

Um desses lançamentos foi o IBM 5155 em 1984, ele parecido com o computador do Osborne 1, mas com diferenças muito significativas que levaram a um bom destaque.

Esse lançamento da empresa IBM foi impressionante para a época devido a sua memória RAM ser de 256 KB.

Desse ano em diante houve uma grande corrida para lançar vários modelos no mercado que, inclusive, eram do tipo dobráveis como os que temos no momento. Daí surgiu a expressão laptop

Veja alguns lançamentos:

  • O TRS-80 model 200 da Radio Shack em 1985
  • A NEC lança o Nec Ultralite 1988
  • Apple lança o Macintosh Portable.

As inovações do Thinkpad

Nos anos 90 as tecnologias em relação a computadores deram um salto. Foi possível acompanhar um crescimento expressivo e que realmente transformou a realidade do que era até o momento um computador pessoal.

Por isso o Thinkpad foi lançado, se tornado uma grande revolução entre os laptops da época, onde a IBM criou o portátil com o sistema Windows pela primeira vez.

Sendo o laptop mais importante da história, o Thinkpad, tinha as seguintes características:

  • Sistema Operacional Windows 3.1 
  • Processador 486 de 50 MHz
  • 4 MB de memória RAM
  • 120 MB de disco rígido.

leia também um artigo completo sobre a Evolução do computador.

Tecnologia portátil 

Os portáteis tiveram uma revolução muito boa com algumas mudanças dimensionais em seu design, fazendo com que a espessura da tela fosse como as de hoje.

Por isso a NEC fez uma mudança, lançando computador de 2 cm de espessura e que pesava cerca de 1,6kg, já possuindo um mouse.

Nessa época foram lançados vários outros modelos sem fio como iBook, o WI-FI foi implantado pela tecnologia Airport. Mas ainda não podiam usar os mesmos apps do Desktop.

Logo depois houveram muitas mudanças onde os computadores portáteis passaram a acompanhar os PCs de mesa. Sendo assim, chegamos em nosso tempo com vários modelos e lançamentos contínuos.

Na época em que vivemos as mudanças serão cada vez mais significativas, com espessuras cada vez menores, tamanhos de todo tipo, pesos bem abaixo dos que são no momento, mais dobráveis e etc…

Últimas Considerações

Os notebooks foram evoluindo até os nossos dias, onde todos podem tirar grande proveito de cada novidade no campo da informática.

No momento é possível obter aquele que você tem condição, precisa ou a do seu gosto.

A chegada do computador, a criação da internet e de redes Wi-Fi fez uma grande revolução na sociedade. Não é à toa que empresas usam a todo momento.

Fazendo cursos online com certificado você poderá conhecer ainda mais sobre essa área que cresce a todo momento, sempre lançando novas tecnologias.

Gostou do nosso conteúdo? Qualquer dúvida, sugestão ou contribuição é só chamar nos comentários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fredson Santana

Fredson Santana

Mim chamo Fredson Santana, sou fascinado por tecnologia e amo trazer novidades do mundo dos smartphones e computadores, aqui no site. Também sou YouTuber, sendo que gravo vídeos semanalmente para meu Canal FVCLine.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos