5 PrevisÔes de Marketing Digital 2023
Afinal, quais as PrevisÔes de Marketing Digital para 2023? Tendo como base as constantes evoluçÔes tecnológicas e um mercado digital sempre nessa direção, preparamos este artigo recheado de informaçÔes.
As empresas que se adaptam Ă mudança de tendĂȘncias muitas vezes se colocam como os pioneiros no segmento, e aquelas que nĂŁo conseguem acomodar as Ășltimas oportunidades digitais, muito provavelmente ficam para trĂĄs.
Pensando nos interessados neste mercado, queremos compartilhar cinco possibilidades de tendĂȘncias de marketing digital que serĂŁo passos crĂticos a serem dados para o crescimento de leads (contatos), vendas e conversĂ”es em 2023.
- 1. Eventos hĂbridos serĂŁo mais constantes
- 2. A MĂdia Social serĂĄ cada vez mais importante
- 3. O marketing de conteĂșdo serĂĄ um motor essencial para o crescimento
- 4. O vĂdeo serĂĄ crucial para todos os canais de comunicação
- 4.1. EstratĂ©gia de marketing digital para 2023 utilizando os vĂdeos
- 5. O efeito da busca vocal e visual no desempenho do site
- 5.1. PrevisĂ”es de Marketing Digital 2023 – pesquisa por voz
- 6. A conclusĂŁo que chegamos Ă©âŠ.
Eventos hĂbridos serĂŁo mais constantes
Entre 2020 e 2022 vimos eventos digitais e webinars em todos os lugares. E logo chegaremos a um limite para continuar no mesmo volume. Nosso pĂșblico estĂĄ farto. Ou, pelo menos, eles querem que a atividade seja ajustada para, por exemplo, mais webinars baseados no diĂĄlogo, eventos de grupos de usuĂĄrios VIP digitais, ou similares.
Olhando para as estatĂsticas realizadas em no Ășltimo ano aqui no Brasil, vemos um padrĂŁo em que as pessoas ainda registram sua presença. Mas, no entanto, a taxa de participantes continua diminuindo. Isto indica, naturalmente, um interesse no tĂłpico, mas tambĂ©m que nosso pĂșblico nĂŁo Ă© tĂŁo engajado quanto hĂĄ meio ano atrĂĄs.
No entanto, aprendemos muito com a digitalização e temos experiĂȘncia em como nĂŁo apenas reduzir custos, mas tambĂ©m como trabalhar de forma eficiente dentro dos eventos.
Para o prĂłximo ano, os eventos digitais serĂŁo dividido com eventos hĂbridos. E por que isso acontece? Porque os eventos hĂbridos oferecem uma combinação de componentes presenciais e virtuais que podem tornĂĄ-los mais sustentĂĄveis e inclusivos. Isso significa que os eventos hĂbridos podem tornar-se mais ecolĂłgicos, o que fala diretamente ao coração dos consumidores modernos e muito provavelmente trarĂĄ de volta esse investimento e engajamento.
Com isso, os eventos totalmente digitais continuarĂŁo em 2023, mas esperamos que eles sejam fundidos com os eventos presenciais.
A MĂdia Social serĂĄ cada vez mais importante
UsuĂĄrios de todos os gĂȘneros jĂĄ começaram a ter um posicionamento online e passam boa parte do seu dia nas redes sociais. Cada vez mais, as pessoas estĂŁo consumindo conteĂșdo produzido pelas empresas e estĂŁo se engajando em quase todos os canais de comunicação. Por esta razĂŁo, a maioria das empresas move suas estratĂ©gias de marketing para as mĂdias sociais.
Mas o que isso quer dizer? Bem, nĂłs podemos ter um entendimento muito mais profundo de cada cliente como indivĂduo e assim ter a oportunidade de oferecer ofertas e serviços direcionados altamente personalizados, uma vez que os algoritmos utilizados nas mĂdias sociais continuam crescendo.
Enquanto isso, ter todo o seu pĂșblico-alvo nas mĂdias sociais acrescenta mais complexidade Ă criação de conteĂșdo relevante personalizado e ao estabelecimento de direcionamento pago. Por exemplo, ao criar conteĂșdo, seja para posts orgĂąnicos ou posts de campanhas publicitĂĄrias, Ă© necessĂĄrio levar em consideração a situação atual no mundo e em um determinado paĂs, cidade ou regiĂŁo estĂĄ e os nĂveis de maturidade digital em seu pĂșblico social.
De acordo com Pedro Amorim, diretor da Estação Indoor AgĂȘncia de Facebook Ads, as redes sociais jĂĄ induzem comportamento como era com a TV a tempos atrĂĄs. Mas ela entrega a experiĂȘncia com o usuĂĄrio final, o que ajuda ainda mais na compra de um produto ou serviços.
O marketing de conteĂșdo serĂĄ um motor essencial para o crescimento
O marketing de conteĂșdo estĂĄ de volta a ser pauta no mundo do marketing, pois voltou a impulsionar o crescimento dos negĂłcios. Por quĂȘ? Porque o Google indica que o marketing de conteĂșdo Ă© a melhor forma de classificação para a busca de compradores. AlĂ©m disso, mais de dois terços das agĂȘncias de marketing digital estĂŁo aumentando seus orçamentos de marketing de conteĂșdo em 2023.
Portanto, a razĂŁo pela qual vemos um renascimento do Marketing de ConteĂșdo Ă© que as empresas estĂŁo se tornando mais conscientes sobre sua eficĂĄcia, em parte, devido Ă transformação digital acelerada pela qual tanto as empresas quanto as pessoas passaram durante a pandemia.
O comĂ©rcio digital Ă© conveniente e a maturidade digital atravĂ©s das geraçÔes atingiu novas alturas, o que significa que os compradores buscam e compram on-line. E vocĂȘ precisa de conteĂșdo bom e de qualidade e desempenho SEO para ser encontrado on-line.
Resumindo: O marketing de conteĂșdo em 2023 irĂĄ continuar a impulsionar a força de cada estratĂ©gia de Marketing B2B e sua empresa precisarĂĄ ficar Ă frente das mudanças.
O vĂdeo serĂĄ crucial para todos os canais de comunicação
A criação de conteĂșdo e a publicidade em formato de vĂdeo estĂŁo aumentando atualmente – um nĂșmero crescente de usuĂĄrios nĂŁo quer ler – eles querem assistir (e ouvir). Globalmente, o trĂĄfego total de vĂdeo na Internet (negĂłcios e consumidores, combinados) foi de 80% de todo o trĂĄfego na Internet em 2021. Portanto, na verdade, a partir de 2021, prevĂȘ-se que uma pessoa mĂ©dia passe 100 minutos por dia assistindo vĂdeos on-line.
O conteĂșdo de vĂdeo estĂĄ se mostrando como um meio poderoso e, como mencionado, experimentamos um aumento maciço de webinars, vĂdeo tutorial, vĂdeo marketing de produtos e vĂdeo ao vivo, etc, durante o Ășltimo ano.
Com a disciplina do vĂdeo cada vez mais incorporada nas estratĂ©gias de marketing digital, da o que entender que o nĂșmero de formatos e mĂ©todos para interagir com seu pĂșblico parece estar em constante evolução. Afinal, a importĂąncia do vĂdeo para todos os canais de marketing digital estĂĄ crescendo rapidamente.
Então, essa é uma das previsÔes de marketing digital mais evidentes para 2023.
EstratĂ©gia de marketing digital para 2023 utilizando os vĂdeos
Para aproveitar ao mĂĄximo o esforço de marketing em vĂdeo, vocĂȘ precisa se concentrar na otimização do conteĂșdo de seu vĂdeo. Um vĂdeo otimizado deve conter uma miniatura e descrição, boas legendas e transcriçÔes para que seu pĂșblico possa ler as informaçÔes nele apresentados.
Isto vale para todas as empresas – nĂŁo importa o tamanho, a indĂșstria ou o pĂșblico. Mesmo se vocĂȘ administra negĂłcios complexos de comĂ©rcio eletrĂŽnico ou se vocĂȘ vende mĂĄquinas altamente tĂ©cnicas com toneladas de peças de reposição, use o vĂdeo para dar vida ao seu produto.
EntĂŁo, em vez de uma imagem, crie aquele vĂdeo curto de 1030 segundos mostrando o produto de todos os Ăąngulos. AlĂ©m disso, acrescente um vĂdeo tutorial com o manual.
Se vocĂȘ nĂŁo abraçou totalmente o vĂdeo em suas atividades de marketing, vocĂȘ jĂĄ estĂĄ atrasado, mas nĂŁo se preocupe, nĂŁo Ă© tarde demais para pular dentro.
O efeito da busca vocal e visual no desempenho do site
Os clientes devem ser capazes de pesquisar o seu site da maneira mais fĂĄcil possĂvel para que sua estratĂ©gia de marketing digital seja eficaz. Com o nĂșmero de pessoas usando a tecnologia de busca visual e de voz aumentando rapidamente, vocĂȘ nĂŁo pode se dar ao luxo de ignorĂĄ-las.
A popularidade da busca visual e de voz levou a uma das mudanças mais significativas no uso de palavras-chave. Portanto, fique atento: essa Ă© uma das maiores tendĂȘncias de marketing digital 2023.
A busca visual, ou busca baseada na imagem, jå existe hå muito tempo. Além disso, os mecanismos de busca retornaram trouxeram resultados baseados em imagens, em vez de digitar palavras-chave. Isto significa que os usuårios podem carregar uma imagem e obter informaçÔes sobre um item apenas a partir de uma imagem.
A lente do Google, a lente Pinterest e ferramentas de busca relacionadas transformam a cĂąmera de um usuĂĄrio em uma barra de busca. Para se beneficiar desta tendĂȘncia, vocĂȘ deve adicionar imagens de alta qualidade e etiquetĂĄ-las com palavras-chave descritivas.
Da mesma forma, a busca por voz permite que os usuĂĄrios falem no dispositivo para obter resultados. Quando vocĂȘ escreve seu conteĂșdo, vocĂȘ deve escolher suas palavras-chave com base nas perguntas que as pessoas possam fazer ao usar o Siri ou o Alexa. Isto pode aumentar sua visibilidade, desempenho e conversĂŁo no site.
PrevisĂ”es de Marketing Digital 2023 – pesquisa por voz
Para atender Ă s exigĂȘncias de pesquisa de voz e visual, os marqueteiros podem trabalhar com algumas estratĂ©gias diferentes:
- Chatbots – VocĂȘ pode usar o Chatbots para se comunicar com seus visitantes/usuĂĄrios com base nas imagens em que eles clicam, compartilham ou gostam.
- Construindo um Hub de ConteĂșdo de Imagem de Produto – Os vendedores e varejistas podem criar uma biblioteca de imagens do produto. Os motores de busca favorecerĂŁo vocĂȘ ao selecionar um site com base no conteĂșdo orientado ao usuĂĄrio.
- Combinando Pesquisa Visual e de Texto, em vez de tratar a pesquisa visual e de texto como dois concorrentes, vocĂȘ se beneficiarĂĄ muito com a combinação dos dois.
O impacto da busca visual e da busca por voz no desempenho do website e SEO Ă© significativo. Embora a tecnologia ainda esteja a caminho de se firmar no mercado, ela irĂĄ melhorar nos prĂłximos anos.
Para que o seu marketing digital e seu website tenham um melhor desempenho em 2023, vocĂȘ deve otimizar para texto, visuais e voz. Desta forma, vocĂȘ terĂĄ uma grande chance de se conectar com seus clientes, atrair novos contatos e expandir sua presença no mercado.
A conclusĂŁo que chegamos Ă©âŠ.
O marketing Ă© um campo em constante evolução. Manter-se atualizado com as tendĂȘncias do marketing digital Ă© essencial para todas as empresas, nĂŁo importa o tamanho ou a indĂșstria.
Afinal, como se preparar para as novidades do marketing digital 2023?
Tenha o objetivo de aumentar o envolvimento e a fidelidade com conteĂșdo de alta qualidade e personalizado em suas campanhas de marketing digital. AlĂ©m disso, automatize os processos recorrentes para economizar o seu tempo. Isto, por sua vez, pode ajudĂĄ-lo a manter-se atualizado com o cenĂĄrio de marketing emergente.