Afinal, quais as Previsões de Marketing Digital para 2023? Tendo como base as constantes evoluções tecnológicas e um mercado digital sempre nessa direção, preparamos este artigo recheado de informações.
As empresas que se adaptam à mudança de tendências muitas vezes se colocam como os pioneiros no segmento, e aquelas que não conseguem acomodar as últimas oportunidades digitais, muito provavelmente ficam para trás.
Pensando nos interessados neste mercado, queremos compartilhar cinco possibilidades de tendências de marketing digital que serão passos críticos a serem dados para o crescimento de leads (contatos), vendas e conversões em 2023.
Eventos híbridos serão mais constantes
Entre 2020 e 2022 vimos eventos digitais e webinars em todos os lugares. E logo chegaremos a um limite para continuar no mesmo volume. Nosso público está farto. Ou, pelo menos, eles querem que a atividade seja ajustada para, por exemplo, mais webinars baseados no diálogo, eventos de grupos de usuários VIP digitais, ou similares.
Olhando para as estatísticas realizadas em no último ano aqui no Brasil, vemos um padrão em que as pessoas ainda registram sua presença. Mas, no entanto, a taxa de participantes continua diminuindo. Isto indica, naturalmente, um interesse no tópico, mas também que nosso público não é tão engajado quanto há meio ano atrás.
No entanto, aprendemos muito com a digitalização e temos experiência em como não apenas reduzir custos, mas também como trabalhar de forma eficiente dentro dos eventos.
Para o próximo ano, os eventos digitais serão dividido com eventos híbridos. E por que isso acontece? Porque os eventos híbridos oferecem uma combinação de componentes presenciais e virtuais que podem torná-los mais sustentáveis e inclusivos. Isso significa que os eventos híbridos podem tornar-se mais ecológicos, o que fala diretamente ao coração dos consumidores modernos e muito provavelmente trará de volta esse investimento e engajamento.
Com isso, os eventos totalmente digitais continuarão em 2023, mas esperamos que eles sejam fundidos com os eventos presenciais.
A Mídia Social será cada vez mais importante
Usuários de todos os gêneros já começaram a ter um posicionamento online e passam boa parte do seu dia nas redes sociais. Cada vez mais, as pessoas estão consumindo conteúdo produzido pelas empresas e estão se engajando em quase todos os canais de comunicação. Por esta razão, a maioria das empresas move suas estratégias de marketing para as mídias sociais.
Mas o que isso quer dizer? Bem, nós podemos ter um entendimento muito mais profundo de cada cliente como indivíduo e assim ter a oportunidade de oferecer ofertas e serviços direcionados altamente personalizados, uma vez que os algoritmos utilizados nas mídias sociais continuam crescendo.
Enquanto isso, ter todo o seu público-alvo nas mídias sociais acrescenta mais complexidade à criação de conteúdo relevante personalizado e ao estabelecimento de direcionamento pago. Por exemplo, ao criar conteúdo, seja para posts orgânicos ou posts de campanhas publicitárias, é necessário levar em consideração a situação atual no mundo e em um determinado país, cidade ou região está e os níveis de maturidade digital em seu público social.
De acordo com Pedro Amorim, diretor da Estação Indoor Agência de Facebook Ads, as redes sociais já induzem comportamento como era com a TV a tempos atrás. Mas ela entrega a experiência com o usuário final, o que ajuda ainda mais na compra de um produto ou serviços.
O marketing de conteúdo será um motor essencial para o crescimento
O marketing de conteúdo está de volta a ser pauta no mundo do marketing, pois voltou a impulsionar o crescimento dos negócios. Por quê? Porque o Google indica que o marketing de conteúdo é a melhor forma de classificação para a busca de compradores. Além disso, mais de dois terços das agências de marketing digital estão aumentando seus orçamentos de marketing de conteúdo em 2023.
Portanto, a razão pela qual vemos um renascimento do Marketing de Conteúdo é que as empresas estão se tornando mais conscientes sobre sua eficácia, em parte, devido à transformação digital acelerada pela qual tanto as empresas quanto as pessoas passaram durante a pandemia.
O comércio digital é conveniente e a maturidade digital através das gerações atingiu novas alturas, o que significa que os compradores buscam e compram on-line. E você precisa de conteúdo bom e de qualidade e desempenho SEO para ser encontrado on-line.
Resumindo: O marketing de conteúdo em 2023 irá continuar a impulsionar a força de cada estratégia de Marketing B2B e sua empresa precisará ficar à frente das mudanças.
O vídeo será crucial para todos os canais de comunicação
A criação de conteúdo e a publicidade em formato de vídeo estão aumentando atualmente – um número crescente de usuários não quer ler – eles querem assistir (e ouvir). Globalmente, o tráfego total de vídeo na Internet (negócios e consumidores, combinados) foi de 80% de todo o tráfego na Internet em 2021. Portanto, na verdade, a partir de 2021, prevê-se que uma pessoa média passe 100 minutos por dia assistindo vídeos on-line.
O conteúdo de vídeo está se mostrando como um meio poderoso e, como mencionado, experimentamos um aumento maciço de webinars, vídeo tutorial, vídeo marketing de produtos e vídeo ao vivo, etc, durante o último ano.
Com a disciplina do vídeo cada vez mais incorporada nas estratégias de marketing digital, da o que entender que o número de formatos e métodos para interagir com seu público parece estar em constante evolução. Afinal, a importância do vídeo para todos os canais de marketing digital está crescendo rapidamente.
Então, essa é uma das previsões de marketing digital mais evidentes para 2023.
Estratégia de marketing digital para 2023 utilizando os vídeos
Para aproveitar ao máximo o esforço de marketing em vídeo, você precisa se concentrar na otimização do conteúdo de seu vídeo. Um vídeo otimizado deve conter uma miniatura e descrição, boas legendas e transcrições para que seu público possa ler as informações nele apresentados.
Isto vale para todas as empresas – não importa o tamanho, a indústria ou o público. Mesmo se você administra negócios complexos de comércio eletrônico ou se você vende máquinas altamente técnicas com toneladas de peças de reposição, use o vídeo para dar vida ao seu produto.
Então, em vez de uma imagem, crie aquele vídeo curto de 1030 segundos mostrando o produto de todos os ângulos. Além disso, acrescente um vídeo tutorial com o manual.
Se você não abraçou totalmente o vídeo em suas atividades de marketing, você já está atrasado, mas não se preocupe, não é tarde demais para pular dentro.
O efeito da busca vocal e visual no desempenho do site
Os clientes devem ser capazes de pesquisar o seu site da maneira mais fácil possível para que sua estratégia de marketing digital seja eficaz. Com o número de pessoas usando a tecnologia de busca visual e de voz aumentando rapidamente, você não pode se dar ao luxo de ignorá-las.
A popularidade da busca visual e de voz levou a uma das mudanças mais significativas no uso de palavras-chave. Portanto, fique atento: essa é uma das maiores tendências de marketing digital 2023.
A busca visual, ou busca baseada na imagem, já existe há muito tempo. Além disso, os mecanismos de busca retornaram trouxeram resultados baseados em imagens, em vez de digitar palavras-chave. Isto significa que os usuários podem carregar uma imagem e obter informações sobre um item apenas a partir de uma imagem.
A lente do Google, a lente Pinterest e ferramentas de busca relacionadas transformam a câmera de um usuário em uma barra de busca. Para se beneficiar desta tendência, você deve adicionar imagens de alta qualidade e etiquetá-las com palavras-chave descritivas.
Da mesma forma, a busca por voz permite que os usuários falem no dispositivo para obter resultados. Quando você escreve seu conteúdo, você deve escolher suas palavras-chave com base nas perguntas que as pessoas possam fazer ao usar o Siri ou o Alexa. Isto pode aumentar sua visibilidade, desempenho e conversão no site.
Previsões de Marketing Digital 2023 – pesquisa por voz
Para atender às exigências de pesquisa de voz e visual, os marqueteiros podem trabalhar com algumas estratégias diferentes:
- Chatbots – Você pode usar o Chatbots para se comunicar com seus visitantes/usuários com base nas imagens em que eles clicam, compartilham ou gostam.
- Construindo um Hub de Conteúdo de Imagem de Produto – Os vendedores e varejistas podem criar uma biblioteca de imagens do produto. Os motores de busca favorecerão você ao selecionar um site com base no conteúdo orientado ao usuário.
- Combinando Pesquisa Visual e de Texto, em vez de tratar a pesquisa visual e de texto como dois concorrentes, você se beneficiará muito com a combinação dos dois.
O impacto da busca visual e da busca por voz no desempenho do website e SEO é significativo. Embora a tecnologia ainda esteja a caminho de se firmar no mercado, ela irá melhorar nos próximos anos.
Para que o seu marketing digital e seu website tenham um melhor desempenho em 2023, você deve otimizar para texto, visuais e voz. Desta forma, você terá uma grande chance de se conectar com seus clientes, atrair novos contatos e expandir sua presença no mercado.
A conclusão que chegamos é….
O marketing é um campo em constante evolução. Manter-se atualizado com as tendências do marketing digital é essencial para todas as empresas, não importa o tamanho ou a indústria.
Afinal, como se preparar para as novidades do marketing digital 2023?
Tenha o objetivo de aumentar o envolvimento e a fidelidade com conteúdo de alta qualidade e personalizado em suas campanhas de marketing digital. Além disso, automatize os processos recorrentes para economizar o seu tempo. Isto, por sua vez, pode ajudá-lo a manter-se atualizado com o cenário de marketing emergente.