A Tecnologia da Informação (TI) é a área da tecnologia que administra o suporte e a segurança de computadores e que auxilia empresas e organizações no gerenciamento de hardware, software, rede e resolução de problemas.
Além disso, é uma área que está sempre inovando e abrindo novas oportunidades ou oportunidades de crescimento. Se você tem interesse em conhecer melhor o universo de TI e quer saber como se tornar parte dele, continue lendo!
Por que entrar na área de TI?
A área de TI está sempre se atualizando em conhecimento e demanda. Isso capacita um profissional curioso de muitas formas e oferece uma segurança maior de contratação do que outras formações.
Além disso, listamos outros motivos que fazem da área de TI uma boa escolha de carreira:
- A graduação leva de 2 a 4 anos;
- É possível ser contratado antes de ter terminado a graduação;
- Os cursos de especialização também duram menos tempo, o que facilita a mudança de área e chances de crescer na carreira;
- 80% dos empregos da área de tecnologia tornaram-se híbridos (Glassdoor);
- Um profissional formado em TI pode encontrar trabalho em uma ampla variedade de setores, como negócios, governo e manufatura;
- Durante toda a carreira, os salários estão acima da média do mercado.
Assim, trabalhar na área da TI é uma ótima escolha! Para isso, você deve estar preparado para escolher a área de atuação que deseja exercer.
Escolha a sua área de atuação
Se você estiver com dificuldades para escolher uma entre as várias áreas da TI, tente montar uma lista de trabalhos em que você está interessado. Pergunte-se, por exemplo:
- Quero trabalhar com cibersegurança ou estou interessado em desenvolver sites?
- Que tipo de organizações são atraentes para mim?
- Quais posições soam como algo que eu gostaria de fazer?
Isso pode ajudar a escolher a graduação que te interessa e a traçar as especializações que fará ao longo do processo.
Em seguida, você deverá adquirir os conhecimentos necessários para exercer a profissão.
Adquira conhecimentos em TI
As habilidades específicas que os empregadores procuram nos trabalhadores de TI podem variar de função para função. Algumas habilidades que você pode encontrar em uma descrição de emprego de TI são, por exemplo:
Sistemas operacionais
A familiaridade com os sistemas operacionais Mac, Linux e Microsoft possibilita trabalhar com uma variedade de dispositivos. Portanto, pode ampliar a quantidade de organizações para as quais você está qualificado para trabalhar.
Segurança
Compreender os fundamentos da segurança do computador e segurança da Internet é essencial para o cotidiano do profissional de TI. Assim, estudar conceitos como criptografia e firewalls pode diferenciar o profissional no mercado.
Redes
As empresas precisam de profissionais especilizados em administrar suas redes de computadores. Portanto, o especialista em redes é bastante requisitado.
Ganhe experiência em TI
A experiência de trabalho é muito importante quando se trata de conseguir um emprego. Mas não se preocupe: existem várias maneiras de ganhar experiência!
Leia mais: 10 melhores cursos de programação do mercado
Trabalhos voluntários
Oferecer suas habilidades para apoiar serviços voluntários pode ajudá-lo a concluir projetos práticos que capacitam e pode ser um diferencial no currículo. Por isso, trabalhos voluntários são ótimas opções para adquirir experiência.
Projetos pessoais
Se você trabalha bem sem ter muita estrutura, pode aprender por meio de projetos pessoais. Elabore um portfólio com seus projetos e apresente-os nas suas entrevistas. Assim, você terá experiência antes mesmo de conseguir um emprego.
Estágios
Estágios geralmente não exigem experiência anterior. Por isso, são ótimas oportunidades de usar suas habilidades em um ambiente profissional. Enquanto trabalha, o estagiário pode estudar e se especializar na sua área.
Trabalhos como freelancer
Algumas profissões, como a de desenvolvedor web, podem encontrar trabalho como freelancers. O trabalho freelancer é boa maneira de concluir pequenos projetos enquanto você procura um emprego em tempo integral.
Faça networking
Networking é a ação de trabalhar a sua rede de contatos, o que torna mais fácil o processo de conseguir um emprego. Há diversas formas de se fazer networking.
Primeiramente, recomenda-se adicionar colegas de trabalho, amigos, familiares e pessoas com os mesmos objetivos em sites profissionais, como o LinkedIn.
Estabeleça uma frequência para entrar em contato e utilize os intervalos de tempo para pesquisar informações úteis.
O networking pode ser uma maneira útil de:
- Obter conselhos sobre seu processo de busca de emprego;
- Aprender mais sobre um emprego ou empresa;
- Conhecer mais oportunidades e impulsionar o processo de contratação.
Lembre-se, no entanto, de que o networking bem-sucedido nem sempre implica em um novo emprego.
Apesar de ser uma área muito técnica, a TI não é uma área de difícil acesso no mercado de trabalho. Todo o processo será mais dinâmico do que você imagina, desde que você se dedique!