Afinal. o que é VPN, como funciona e qual a sua importância para a segurança na internet? Este artigo esclarece as principais dúvidas que as pessoas tem sobre o assunto. Então, leia atentamente para melhor compreensão!
A tecnologia evolui a passos largos, facilitando assim a vida de todas as pessoas. Só que infelizmente, além de benefícios, a mesma permite que pessoas inescrupulosas a utilizem para fazer roubos e fraudes de maneira online.
Sendo assim, a tecnologia precisa também ser usado para garantir a segurança na hora da navegação na internet.
Um desses recursos utilizados para garantir um a navegação segura é a VPN, do inglês Virtual Private Network, ou seja, Rede Privada Virtual.
Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço, a exemplo da brazil vpn. Ela além de oferecer um serviço de qualidade aqui no pais é uma empresa séria e que proporciona certeza de navegação segura aos clientes.
Para compreender melhor sobre o assunto, preparamos as principais informações sobre as VPNs. Confira!
O que é a VPN e como funciona?
É responsável por tornar uma conexão segura ao utilizar as redes públicas. Isso significa que está rede vai criptografar os dados do tráfego e assim a identidade virtual será protegida.
Mas o que isso quer dizer afinal? Pois bem, ela dificulta caso alguém queira roubar as informações ou rastrear os dados e atividades virtuais. Essa criptografia acontece em tempo real.
A função da Rede Privada é ocultar o IP – protocolo de rede. A rede irá redirecionar utilizando um servidor remoto e com configuração especial e execução por meio de um host VPN.
Em outras palavras, quando você utiliza o VPN na sua navegação, esse servidor será usado como a sua fonte de informações e dados de rede. Logo, o seu provedor de serviços ou pessoas estranhas não poderão ter informações sobre sua navegação, como por exemplo, os sites que visita e as mensagens que encaminha.
A VPN disfarça seus dados e os transforma como uma espécie de rabiscos que não podem ser lidos. Até mesmo se alguém desejasse aprender, as informações não seriam utilizadas por ele de maneira útil.
Quais as vantagens de usar a VPN?
Como já foi dito, ao usar a VPN, a rede fica protegida de acesso externo e os dados online tem o tráfego disfarçado. Quando não há criptografia, qualquer pessoa que entrar na rede poderia acessar os dados. Já com a VPN, pessoas maliciosas que porventura acessem a rede não conseguirão decifrar e consultar essas informações.
Porque a criptografia é segura? Para ler uma mensagem criptografada é necessário uma chave. Sem ela, não seria possível que o computador decifrasse sem que demorasse milhares de anos. A VPN torna as atividades ocultas até mesmo nas redes que são públicas.
Além disso, qualquer registro que possa demonstrar sua localização real também permanece de forma oculta para terceiros.
Outra vantagem é que normalmente não é possível acessar o conteúdo fora da sua regionalidade. As conexões costumam usar os servidores apenas do país. Por exemplo, numa viagem internacional não é possível acessar o conteúdo usado em casa. Já com VPN por meio do Spoofing de localização é possível mudar o servidor para o país que desejar, mudando assim a localização.
Para transferir determinados dados é importante que a conexão seja segura, caso de dados financeiros ou de trabalho. Para isso, geralmente se faz necessário uma conexão VPN. Assim ela se conectará aos servidores privados e por meio da criptografia reduz os riscos de ter dados vazados.
Por que é tão importante utilizar uma conexão VPN?
O seu provedor de serviço da rede realiza a configuração da sua conexão no momento que você se conecta a internet através dele. A sua atividade se mantém restrita usando um endereço IP. Então, o tráfego de dados é roteado por meio dos servidores do provedor, assim tudo o que você fizer será visto e registrado.
Por mais que seu provedor pareça ser bem confiável, saiba que ele pode até compartilhar seus dados de histórico com outros sites de anunciantes, governo, polícia e até outras pessoas. Caso eles sofram algum ataque cibernético, os seus dados privados estarão todos comprometidos.
Por isso é importante ter cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas. Nunca se sabe quem pode monitorar ou roubar seus dados, inclusive senhas de acesso e pagamento. Por isso, uma conexão VPN faz toda a diferença.
A VPN deve ser confiável e segura. Por isso uma boa VPN dever contar com os seguintes elementos:
Endereço IP criptografado – ocultar o endereço IP, tanto do provedor quanto de terceiros;
Protocolos criptografados – histórico e dados protegidos;
Métodos de autenticação– uma conexão VPN segura testa a todos que fazem login na redes, inclusive podem solicitar uma senha enviada ao celular e assim dificultar o acesso de estranhos.
Considerações finais
Os serviços de VPNs são oferecidos por provedores específicos e é uma atitude sábia utilizá-los para maior segurança online, mas alguns programas antivírus pagos também oferecem esse recurso.
A criptografia de uma VPN só pode ser decodificada por meio de uma chave, de conhecimento da própria VPN e do computador. Portanto, nem o provedor tem acesso a ela.
Por isso, sempre que estiver online ative a VPN e assim seu IP será modificado para um fornecido pelo servidor da própria rede VPN. Dessa forma será possível navegar protegendo todos os seus dados